O jornal O Estado do Maranhão, na edição de ontem (29 de abril), divulgou nota sobre a construção da ponte que ligará Bequimão a Central, encurtando distâncias para mais nove municípios. A reivindicação da obra foi reforçada pelo prefeito Zé Martins, durante o I Encontro Regional dos Municípios Turísticos do Brasil, que aconteceu em Pinheiro, no início do mês. A construção da ponte tem sido solicitada, constantemente, pelo superintendente regional da CODEVASF, João Martins, que também é bequimãoense.
I Encontro Regional dos Municípios Turísticos do Brasil, realizado em Pinheiro no início do mês e que
reuniu o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e cerca de duas dezenas de prefeitos da Região da Baixada e do
Litoral Norte, começa a produzir resultados concretos. Amanhã, o ministro Gastão Vieira se reunirá com seu colega da pasta da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para tomar uma decisão de peso em relação à Baixada Ocidental Maranhense. Os dois ministros tentarão encontrar meios para assegurar a liberação de recursos para a construção da ponte sobre o Rio Pericumã, que fará a aspirada ligação entre os municípios Central do Maranhão e Bequimão.
A construção da ponte foi uma das reivindicações feitas durante o I Encontro Regional dos Municípios Turísticos do Brasil. A ponte, que de acordo com o projeto técnico terá extensão de aproximadamente 400 metros, vai diminuir em mais de 100 quilômetros a distância entre São Luís e os municípios do Litoral Norte do Maranhão.
Com a obra, além de Bequimão e Central do Maranhão, mais oito municípios serão beneficiados: Mirinzal, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu. Os dois ministros devem sair da reunião de amanhã, em Brasília, com uma decisão definitiva em relação à construção da ponte. O ministro Gastão Vieira deve anunciar o que foi definido. Vale aguardar.