PROGRAMAÇÃO ESPECIAL É ORGANIZADA PARA ANIVERSÁRIO DE 78 ANOS DE BEQUIMÃO

Dia 19 de junho é aniversário de Bequimão. Para comemorar os 78 anos de emancipação do município, a Prefeitura Municipal organizou uma programação especial. Atrações culturais, desfile cívico, gincana e competições esportivas acontecerão desde a terça-feira (18), à noite, e na quarta-feira (19), durante todo o dia.

As comemorações vão começar com um culto, no dia 18, às 19h, na Praça 02 de Novembro. Em seguida, a banda gospel Forró dos Crentes promete muita animação e louvor a Deus. Participarão desse momento os pastores Adeildo Alves (Igreja Batista Rio Anil), Rogério José da Silva (Igreja Adventista do 7º Dia), Francisco de Assis (1ª Igreja Batista), Aquiles Almeida Ferreira (Cristo Para Todos), Alexandre (Jesus é Amor) e Geziel de Jesus Melo (Assembleia de Deus).

O dia do aniversário começará com queima de fogos. Às 6h30, a Banda de Música fará apresentação em frente à Prefeitura, mesmo local por onde passarão, mais tarde, estudantes da Rede Municipal de Ensino, em desfile cívico, e a 1ª Cavalgada Santo Antônio.

O prefeito Zé Martins fará um pronunciamento comemorativo e, logo em seguida, a comunidade cantará parabéns e será partido um bolo de 50kg. Às 8h, vai ser dada largada à Maratona e à competição de Ciclismo.

Os estudantes bequimãoenses participarão, à tarde, de uma Gincana. Às 14h, o Estádio Vivaldão, que está sendo reformado, receberá o amistoso entre os times masters de Bequimão e Santa Helena. A partida mais aguardada é da seleção de Bequimão contra o Moto Clube de São Luís, que vai iniciar às 16h.

O clima vai esquentar à noite, a partir das 19h, com a escolha da Rainha Caipira, na Praça 02 de Novembro. A programação segue com o Boi dos Batutinhas, Cacuriá dos Idosos, Dança Country Encanto de Bequimão (Cidade Nova), Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão e termina com a banda Calango Aceso.

Um pouco de história

Os primeiros habitantes do local onde hoje está situado o município de Bequimão, assim como em todo o Brasil, foram os povos indígenas. Em seguida, vieram os colonizadores portugueses e os escravos que os serviam. Nessa época, o povoado era conhecido como Cabeceiras, por estar situado às margens (ou à cabeceira) do Rio Itapetininga.

Mais tarde, a Igreja Católica recebeu doação de uma área para construção de capela dedicada a Santo Antônio, por isso a Freguesia recebeu o nome de Santo Antônio e Almas. A ideia partiu de Antônio Rodrigues.

As condições climáticas e de solo, já que o município é privilegiado pela diversidade de biomas, atraíram novos moradores, o que favoreceu o desenvolvimento da localidade. Logo cresceria a vontade de tornar aquele povoado, que fazia parte de Alcântara, um município. Foi aí que os habitantes se organizaram, tendo à frente o capitão José Mariano Gomes de Castro e Holfênio João Cantanhedo, e buscaram a emancipação, que ocorreu 1923. Instituiu-se, então, o município de Godofredo Viana, nome do então governados do Estado do Maranhão.

A atual denominação de Bequimão aconteceu sete anos depois, em 1930, pelo decreto estadual nº 7, de 24 de novembro de 1930. Mas, no ano seguinte, o município voltou a perder sua autonomia, que seria restaurada quatro anos depois, por meio do decreto estadual nº 855, de 19 de junho de 1935.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE BEQUIMÃO

(18 de junho)

19h – Culto

21h – Banda Forró dos Crentes

(19 de junho)

 

6h30 (Em frente à Prefeitura)

  • Banda de Música e queima de fogos;
  • Desfile das escolas municipais e 1ª Cavalgada Santo Antônio;
  • Hasteamento das bandeiras e execução de hinos (Nacional, Maranhão e de Bequimão);
  • Pronunciamento do Prefeito;
  • Comunidade canta Parabéns e parte bolo.

 8h – Maratona e Ciclismo (com premiação dos três primeiros lugares)

  • Saída: Praça Santo Antônio
  • Premiação: às 11h, com presença do Prefeito Zé Martins.

 14h – Gincana

  • Local: Praça 02 de novembro
  • (Equipes formadas por estudantes das escolas de Bequimão)
  • Premiação às 17h, com participação do prefeito.

14h – Partida entre times masters de Bequimão e Santa Helena

16h – Partida entre Seleção de Bequimão e Moto Clube

  • Local: Estádio Vivaldão

 19h – Desfile da Rainha Caipira

  • Local: Praça 02 de novembro

 20h – Boi dos Batutinhas

20h30 – Cacuriá dos Idosos

21h – Dança Country Encanto de Bequimão (Cidade Nova)

21h30 – Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão

22h30 – Banda Calango Aceso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s