Bequimão resgata verdadeiro São João

boi de bequimão

Uma autêntica amostra da diversidade cultural maranhense passou pelos 10 dias de festa junina em Bequimão. No Arraial organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, houve 113 apresentações folclóricas entre os dias 20 e 30 de junho. A proposta era resgatar o verdadeiro jeito bequimãoense de festejar São João.

As brincadeiras produzidas no próprio município ganharam destaque, em especial aquelas preparadas pelas escolas locais (Escolas do Ariquipá, Codozinho, Geniparana, Centrinho Buritizeira, Barroso, Floresta, Santa Vitória, Paricatiuá, Domingos Bouéres e Batutinhas).

O arraial montado em frente à Praça Santo Antônio foi abrilhantado, ainda, pelo bumba-meu-boi Estrela de Bequimão e por terecô, tambor de crioula, dança country, dança do boiadeiro, quadrilhas, danças indígenas, dança do coco e dança portuguesa.

No dia de São Pedro (29/06), segundo informações da secretária de Cultura, Dinha Pinheiro, mais de 6 mil pessoas estiveram no arraial. “Pessoas de todas as idades experimentaram aquilo que o Maranhão tem de melhor, em termos de manifestações culturais. O povo de Bequimão também mostrou que é capaz de, aqui mesmo, organizar belas brincadeiras juninas”, avaliou Dinha Pinheiro.

Se você tem imagens do São João de Bequimão, mande para o nosso email: tribuna.bequimao@gmail.com. Vamos montar a galeria com fotos da melhor festa junina da Baixada!

Tempo de Festança

As festividades de junho foram abertas pelo festejo de Santo Antônio, organizado pela Igreja Católica de Bequimão, em honra ao santo padroeiro do município. No dia 18, já em comemoração aos 78 anos de emancipação política do município, foi celebrado um culto ecumênico, reunindo as igrejas Adventista, Primeira Igreja Batista (PIB), Assembleia de Deus Cristo Para Todos, Assembleia de Deus Missão, Jesus é Amor e Batista do Rio anil (IBRA). O encerramento da noite foi com a banda Forró de Crente.

No aniversário do município, no dia 19/06, a festa continuou com gincana cultural, maratona, corrida ciclística, cavalgada e partida de futebol entre Seleção de Bequimão e Moto (placar: 2 x 2). À noite, foi feita a escolha da Rainha Caipira, seguida de apresentações culturais. A banda de forró Calango Aceso fechou as comemorações pelo aniversário de 78 anos de Bequimão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s