Representante de Bequimão participa de ciclo de palestras sobre cultura afro-brasileira

sematur 2O município de Bequimão foi representado por Edmilson Pinheiro, a pedido da secretária municipal de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, no ciclo de palestras “Cultura Afro-brasileira: nosso patrimônio”, realizado pela Fundação Palmares, nesta terça-feira (23), em São Luís. A capital maranhense foi a primeira a receber o evento, que está inserido nas comemorações de 25 anos da entidade.

A palestra “Conferência Culturas Negras, afrodescendentes e afro-brasileiros – Perspectivas para políticas públicas” foi dividida em dois momentos: uma conferência geral e um relato de experiências das manifestações culturais do Maranhão.

Na oportunidade, foram discutidas as práticas, costumes, conhecimentos, tradições da arte e da cultura negra; foi um encontro sobre a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira para estudantes, pesquisadores, gestores públicos e agentes culturais. O evento recebeu apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão.
A abertura da atividade foi feita pelas representantes da Fundação Palmares no Maranhão, Ana Mafra, e pela coordenadora do CENIC, Rosane Borges. A conferência foi ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UNB), Inocêncio, pelo professor do NEAB/UFMA, Carlos Benedito, pela representante do Coospat/Fórum Carajás, Marluze Pastor.
“O ciclo de palestras pretende, a partir de um viés cultural, reposicionar todas as discussões que envolvem a produção, a gestão e as manifestações culturais negras e também trazer as expressões culturais de cada cidade e o debate da Política Nacional de Cultura sob a ótica das culturas negras”, explicou Rosane Borges.

Fonte: SEMATUR/Bequimão

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s