Em nota, Bastico Moraes esclarece situação do posto de saúde do Jacioca

ForroA Secretaria Municipal de Bequimão acaba de divulgar nota oficial esclarecendo a situação da Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca. O secretário Bastico Moraes, que assumiu o cargo no mês de maio, explicita os problemas estruturais do posto, que estão impedindo seu funcionamento. A gestão anterior, do ex-prefeito Antônio Diniz, não teria, sequer, registrado o posto junto ao Ministério da Saúde. Bastico garante que a situação já foi regularizada e diz, ao final, que, “em poucos meses, a Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca estará pronta para atender dignamente toda a comunidade”.

Confira algumas imagens do posto:

Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que ainda não está realizando atendimento na Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca pela falta de condições de funcionamento do posto. A construção do prédio foi feita às pressas, na gestão passada, e sua inauguração aconteceu no apagar das luzes do ano de 2012. As consequências foram inúmeras: o forro cedeu, algumas salas deixaram de ser forradas, há rachaduras pelas paredes, não foi concluído o muro, as instalações hidráulicas estão incompletas e os banheiros inacabados.

Outro fator agravante é que o posto foi construído ao lado de uma barreira, sem que tenha sido erguida qualquer estrutura de contenção de água e barro. Com as chuvas, os deslizamentos de terra foram inevitáveis e o posto de saúde ficou tomado por terra.

Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde, com o aval do prefeito Zé Martins, será obrigada a fazer uma reforma, apenas sete meses após a obra ter sido entregue.

Além da estrutura física inadequada, a Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca foi inaugurada sem que estivesse registrada junto ao Ministério da Saúde. Essa situação já foi regularizada e hoje o posto existe legalmente.

O Compromisso da Prefeitura Municipal de Bequimão e da Secretaria Municipal de Saúde é prestar assistência à população de forma satisfatória e com total responsabilidade. Em poucos meses da nova gestão, já se avançou bastante. A Unidade Mista de Bequimão foi recuperada; há médicos e demais profissionais da saúde atendendo 24h; foram formadas oito equipes do Programa Saúde na Família (PSF); estão sendo ampliados os postos de saúde de Areal e Quindíua; está sendo construída a Academia de Saúde; o município aderiu ao Programa Olhar Brasil e ao Saúde na Escola, que vai iniciar o atendimento por nove colégios municipais; e Bequimão passará a contar com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composto por um nutricionista, dois fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um pediatra, um assistente social e um psicólogo.

Todas essas ações dão mostra do compromisso e respeito da Prefeitura de Bequimão e de sua Secretaria Municipal de Saúde. Causa surpresa, entretanto, a postura do vereador Elanderson Pereira (PPS), que tem usado os meios de comunicação para criar fatos sobre a situação da saúde no município. No vídeo que disponibilizou em seu blog na internet, o vereador deixa de mostrar os reais problemas do posto, ficando evidentes seus interesses meramente políticos.

Por sua vez, a atual gestão, respeitando os princípios de democracia, abriu as portas ao parlamentar e o recebeu para uma reunião, na qual foram apresentadas as condições em que se encontra a Unidade Básica de Saúde do Jacioca e as providências que já estão sendo tomadas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão reafirma seu compromisso em continuar trabalhando, com competência e responsabilidade. Em poucos meses, a Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca estará pronta para atender dignamente toda a comunidade.

Bastico Moraes

Secretário Municipal de Saúde de Bequimão

2 Comments

  1. […] A UBS do Jacioca, entregue às pressas pelo então prefeito Antonio Diniz, no final do mandato, em 2012, não entrou logo em funcionamento pelos diversos problemas apresentados em sua estrutura, meses depois de a obra ter sido entregue. “Não éramos irresponsáveis de colocar esta unidade de saúde para funcionar nas condições que encontramos. Em maio do ano passado, muitos foram os que viram como estava esta obra, depredada, abandonada e vocês estão vendo a beleza que está hoje”, frisou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes. (Veja como estava a UBS) […]

    Responder

  2. […] “Não éramos irresponsáveis de colocar esta unidade de saúde para funcionar nas condições que encontramos. Em maio do ano passado, muitos foram os que viram como estava esta obra, depredada, abandonada e vocês estão vendo a beleza que está hoje”, frisou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes. (Veja como estava a UBS) […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s