Recuperação de estrada vicinal até o Carnaubal está quase concluída. Prefeito visita obras e acompanha festa de Santa Vitória

DSC_0179Está quase pronta a recuperação dos 20 km da estrada vicinal que vai do Ramal do Macajubal até Carnaubal, povoados de Bequimão. A via está mais larga, chegando a 8 metros de largura, em alguns trechos. Segundo o prefeito Zé Martins, a estrada servirá de modelo para a recuperação de outras estradas vicinais do município. Com essa obra, são beneficiados, diretamente, moradores dos povoados de Macajubal, Codozinho, Jeniparana, Marinho, Pontal e Carnaubal.

No domingo (15), o prefeito, acompanhado do superintendente regional da Codevasf, João Martins, e do gestor da Agerp em Pinheiro, Marcelo Martins, aproveitou a ida ao Festejo de Santa Vitória, em Pontal, para observar o andamento da obra. “Estamos viabilizando melhores condições de deslocamento para a população dessa região. Com uma estrada melhor, será possível escoar melhor a produção, o transporte escolar ficará mais seguro e quem precisar de atendimento de saúde, na sede do município, poderá acessar de maneira mais rápida. Esta é a estrada modelo, que queremos seguir, interligando outros povoados”, garantiu o prefeito Zé Martins.

Para João Martins, o progresso chega à região com a estrada. “Estrada significa desenvolvimento; é infraestrutura para deslocamento de produção”, destacou. Ele acredita que essa obra, somada aos impactos positivos dos Diques da Baixada, que estão sendo construídos pela Codevasf, vai fortalecer a economia loca. “Com os diques, haverá água para produção, irrigação, para beber e para os animais. Agricultores familiares, pescadores artesanais e outras pessoas que praticam atividades econômicas vão poder melhorar de condições, no que diz respeito à agregação de renda para essas pessoas”, assegurou João Martins.

O gestor da Agerp em Pinheiro, Marcelo Martins, reafirmou seu compromisso com Bequimão, por meio de parcerias que pode firmar com a Prefeitura Municipal. “Estamos percebendo a vontade política do prefeito. A recuperação da estrada é um passo importante, para que outros serviços públicos cheguem às pessoas que moram na região”, ressaltou. O vice-prefeito de Bequimão, Pedro Acará, e a presidenta da Câmara Municipal, França Pereira, também manifestação contentamento pela estrada.

HenriqueA satisfação com a obra está nos olhos do senhor Henrique França, 80 anos, morador do povoado Jeniparana. Ele observa, atentamente, o trabalho das máquinas. “Agora, melhorou mais. Aqui era estreito e só dava pra passar um carro”, contou.

Festejo de Santa Vitória

Dona Lorença Amorim, moradora do Pontal, herdou a tradição de fazer a festa para Santa Vitória, como pagamento de uma promessa feita pelo pai de criação Chicão. Ele se apegou à santa quando estavam sendo recrutados jovens da região para servir na guerra (eles não sabem precisar em qual guerra). “Nesse tempo, alvoraçou uma guerra e ela é guerreira. Ele pediu que se a guerra não continuasse, porque ele tinha um sobrinho que podia ser chamado, ele fazia a festa. A guerra parou e cada ano a festa era melhor”, lembrou a atual dona da festa.

Ao lado do altar dedicado a Nossa Senhora da Vitória, acontece o baile, com radiola e banda. Nos últimos anos, a festa foi incrementada com uma vaquejada, que movimenta competidores de Bequimão e de municípios vizinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s