Boi Estrela de Bequimão comemora 30 anos neste sábado (01) com festa aberta ao público

image

 

O Bumba-meu-boi Estrela de Bequimão inovou na festa da matança do boi deste ano. Para comemorar os 30 anos da manifestação cultural de maior referência do município, foi preparada uma programação aberta ao público, na Rua João Bouéres, em frente ao colégio Manuel Beckman.

A morte do boi acontece neste sábado (01). Logo cedo, às 18h, poderá ser apreciada toda a alegria e beleza do Boi Estrela de Bequimão. Em seguida, haverá churrasco e o show da banda Swing Sensual. Durante anos, a festa foi realizada em clubes fechados. Mas a diretoria do boi resolveu fazer a comemoração das três décadas de história na rua, prometendo agradar os bequimãoenses que sempre prestigiaram a brincadeira.

Conheça um pouco da história do Boi Estrela

O ano era 1984 e, na época, Bequimão era um dos poucos a fazer arraial nos festejos juninos. Da vontade de criar uma atração que fosse da própria terra, surgiu o Bumba-meu-boi Estrela de Bequimão, pioneiro da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense no sotaque de orquestra. O idealizador Tonho Martins convocou para uma reunião a diretoria da então Escola Estrela do Samba, entre eles Lucas Gomes, Paulo Campos Neto, Valber Almeida (Vadico), João Cruz Almeida (Joca Mucura), Denilson Martins, Antônio Inácio Rodrigues e Raimundo João Macedo.

A ideia foi aprovada e logo depois começaram os primeiros ensaios. Para compensar a falta de dinheiro, entrou em cena a criatividade. Fantasias da escola de samba foram reaproveitadas e o boi fez seu primeiro ano de apresentações ainda de maneira precária. A brincadeira caiu no gosto das pessoas de Bequimão e se espalhou pela região, onde não tinha “outro para imitar”.

Com um repertório de toadas sinceras e empolgantes, que retratam a religiosidade, o amor e a cultura do seu povo, logo surgiram os primeiros registros fotográficos. Já foram gravados 3 LPs e 4 CDs, em registros que imortalizaram toadas famosas como “Boi Bumbá”, “Sereia”, “Velhas Palmeiras” e “Progresso”. Na comemoração dos 30 anos, o público poderá reviver momentos especiais dessa tradição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s