Prefeito Zé Martins participa de fórum que busca desenvolvimento da Baixada

image

O Prefeito Zé Martins participou da II reunião do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, realizada no último sábado (14), no auditório da TV Assembleia em São Luís (MA). Na pauta da reunião estavam o desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população dos municípios da região, dentre eles Bequimão. O superintendente do Sebrae/MA, João Martins, também participou do evento.

Zé Martins ratificou os objetivos do Fórum no estabelecimento de um canal de interlocução com as diversas esferas do Poder Público, para discussão e reivindicação das necessidades históricas de quem vive na Baixada. “Vamos unir forças para que nossas demandas sejam respeitadas e realizadas”, frisou o prefeito.

Baixada Maranhense

Microrregião de 20 mil quilômetros quadrados, composta por 21 municípios e habitada por mais de 500.000 habitantes. Na estação chuvosa, a Baixada se transforma em uma imensa planície alagada, que forma o majestoso “Pantanal Maranhense”, com toda a sua diversidade de fauna e de flora que ornamentam os seus campos naturais. É um santuário ecológico de rara beleza onde a paisagem muda de acordo com a época do ano. É uma região vocacionada ao ecoturismo sustentável.

Fórum 

A finalidade de articular a criação do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, como entidade da sociedade civil organizada, é discutir necessidades pertinentes à microrregião, como a construção de barragens, projeto diques da Baixada e a construção da ponte Bequimão-Central do Maranhão.

O coordenador do Fórum, Fábio Braga, considera que a região continua excluída de programas que gerem desenvolvimento. “Nós temos uma região de riqueza natural ímpar, mas continuamos isolados de programas que possam potencializar esta riqueza e transforma-la em renda para os baixadeiros”, afirmou. Na concepção do Fórum, obstáculos como o da infraestrutura devem ser superados com comprometimento dos gestores com a microrregião.

Investimentos e Projetos

Como resposta às demandas do Fórum, durante a reunião, foi confirmada autorização pelo governador para a construção de cinco barragens na região, entre elas a barragem de Maria Rita, beneficiando as cidades de Bequimão, Peri-Mirim, Palmeirândia e São Bento, além da assinatura da ordem de serviço para elaboração do projeto da Ponte Central -Bequimão. A construção da ponte facilitará o acesso da capital aos municípios da região. A obra tem 600 metros de extensão e reduzirá em 32 km a distância para chegar a MA-106, que dá acesso ao Cujupe.

 

Com informações da Sematur/Bequimão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s