Bequimão participa da adesão do Maranhão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Governador-Flávio-Dino-assina-termo-de-adesão-do-Maranhão-ao-Sinapir-300x233Gestores de Bequimão participaram da solenidade de adesão do Maranhão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e da retomada de ações do Programa Brasil Quilombola (PBQ), que contou com a presença da ministra de Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, do governador Flávio Dino e do secretário extraordinário de Igualdade Racial do Maranhão, Gerson Pinheiro.

A ministra Nilma Lino Gomes ressaltou a importância histórica do momento e agradeceu a parceria. “Essa é uma luta histórica do país, porque a questão racial é uma luta nacional. Este momento aqui no Maranhão vai ficar gravado na memória da Seppir, porque o que o governo e municípios estão fazendo aqui é dar a oportunidade para que vejamos negros e brancos representados horizontalmente”, afirmou.

Também foi oficializado acordo de cooperação, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para implementação da Lei 10.639/2003, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as comunidades quilombolas.

Pelo município de Bequimão estiveram presentes a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, e Edmilson Pinheiro.

Políticas Públicas Municipais

A Secretária Dinha Pinheiro, durante interlocução com a SEIR, disse que o município está organizando a sua adesão ao Sinapir e que todos os esforços estão sendo realizados para que ainda este ano Bequimão esteja pactuado no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. “O combate à desigualdade passa pela promoção de políticas para o enfrentamento do racismo, que são politicas públicas efetivas na administração do prefeito Zé Martins”, afirmou a secretária.

O Sinapir foi criado para estimular a criação dos organismos de igualdade racial, além de democratizar o acesso aos recursos públicos do governo federal destinados a projetos voltados para a promoção da igualdade e a superação do racismo.

 

Com informações do SEMATUR/Bequimão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s