Boi Estrela, Marizés e banda Sacode animam noite do aniversário de Bequimão

DSC_0124Estávamos devendo as fotos da noite do aniversário de Bequimão, comemorado no dia 19 de junho. A Praça 02 de Novembro ficou lotada de bequimãoenses e visitantes, atraídos pela programação organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

O evento foi marcado pela diversidade cultural, com destaque para a participação dos grupos da terra. De todas as atrações, somente a Banda Sacode veio de fora. O prefeito Zé Martins e a primeira-dama Vânia Martins acompanharam toda a programação, ao lado de familiares e do secretariado do município.

Da escola Batutinhas, sob o comando da diretora dona Noca Martins, saíram duas brincadeiras: a Dança da Peneira e o Boizinho. Foi uma plena demonstração de que, para ser preservada, a cultura popular precisa ser apresentada às crianças desde cedo. E os pequenos correspondem, brincando com alegria e o gingado típicos das manifestações culturais maranhenses.

Também se apresentou, no aniversário da cidade, a dança country “Encantos de Bequimão”. Logo depois, foi a vez da companhia Marizés. Com coreografias bem ensaiadas e sorriso estampado no rosto de cada brincante, a apresentação do grupo foi mesclada de ritmos e elementos das inúmeras manifestações culturais do Maranhão. O repertório do Marizés é marcado pela forte influência dos sotaques de bumba-meu-boi (orquestra, matraca, pandeirão, zabumba e Pindaré), tambor de crioula e forró de caixa.

Mais tarde, foi “hora de boi rolar” com a apresentação do Bumba-Meu-Boi Estrela de Bequimão. Ao completar 31 anos de tradição, a brincadeira fez um resgate do que há de mais autêntico no sotaque de orquestra. Quem esteve na praça pôde sentir a força dos metais, do jeito como foi registrada nas décadas de 1980 e 1990.

O ponto alto da apresentação do grupo liderado por Tonho Martins, que recebeu homenagem em uma das canções, foi o pout-pourri com toadas que fizeram sucesso nesses anos de história. Por toda a praça, podia se ver bequimãoenses apaixonados pelo boi cantando alto, com as mãos para cima e um sorriso cheio de nostalgia.

A festa foi encerrada pela banda Sacode. Mesmo com o braço imobilizado, o vocalista Tony Guerra sacodiu os forrozeiros com os hits “Shineray” e “Elas ficam loucas”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s