Zé Martins participa da feira Agritec em São Bento

Prefeito Zé Martins paticipa da 1ª Agritec em São Bento

Prefeito Zé Martins (PMDB) participa da primeira Feira Agritec em São Bento

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), participou da 1ª Feria de Agricultura Familiar e Agrotecnológica (Agritec) de São Bento. Durante a solenidade de abertura, os quilombolas do município de Bequimão receberam o selo Brasil Quilombolas, que garante a origem dos produtos produzidos nas comunidades remanescentes de quilombo. A comunidade Rio Grande representou as outras comunidades, através da quilombola Sônia Maria Pinheiro. Zé Martins ainda prestigiou o estande dos trabalhadores bequimãoenses na Agritec.

Prefeito de Bequimão conversando com o Superintendente do Sebrae, João Martins

Prefeito de Bequimão conversando com o Superintendente do Sebrae, João Martins

Para o prefeito Zé Martins, a feira é uma vitrine para os produtos da região e vai garantir aos produtores a possibilidade da venda fora do município. Se não bastasse essa vitrine, a feira oportuniza o ganho de conhecimentos para melhorar ainda mais a produção em Bequimão.

Zé Martins ao lado de Flávio Dino no momento da entrega do Selo Brasil Quilombola

Zé Martins ao lado de Flávio Dino no momento da entrega do Selo Brasil Quilombola

“O município de Bequimão estará presente nos três dias de feira, mostrando produtos da região, mas, principalmente, com nossos produtores ganhando conhecimentos. Isso é fundamental para aumentar a nossa produção e melhorar a qualidade de vida dos nossos trabalhadores”, disse o prefeito.

Zé Martins e a caravana de Bequimão na Agritec

Zé Martins e a caravana de Bequimão na Agritec de São Bento

O município de Bequimão foi representado também pelos secretários Dinha Pinheiro (Cultura), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Creuber Pereira (Agricultura), Nhô da Colônia (Pesca) e os adjuntos José Henrique (Cultura) e Keila Soares (Meio Ambiente). O município de Bequimão se destacou pela maior variedades de produtos expostos durante os três dias da feira. A caravana de Bequimão foi composta por 30 produtores rurais.

Prefeito Zé Martins durante exposição de produtos de agricultores de Bequimão

Prefeito Zé Martins durante exposição de produtos de agricultores de Bequimão

A Agritec de São Bento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, e tem como parceiros o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que cedeu a “Fazenda Escola” para sediar o evento. O Sebrae trabalha com a inovação e difusão da cultura empreendedora. Já a Embrapa trabalha com pesquisa e transferência de tecnologia social.

Quem também esteve no evento foi o bequimãoense e superintendente do Sebrae/Ma, João Martins, que acompanhou de perto a feira. João Martins tem sido um grande parceiro do agricultor da Baixada Maranhense. Com projetos do Sebrae, a região tem ganhado novos ares, a partir do desenvolvimento nos variados setores. O governador Flávio Dino, que também participou da feira, também garantiu que muitas projetos virão para a Baixada, inclusive Bequimão.

João Martins (Superintendente do Sebrae) pede a palavra durante a abertura da feira

João Martins (Superintendente do Sebrae) pede a palavra durante a abertura da feira

A Agritec contou com 14 estandes, salas para minicursos e oficinas, exposição e comercialização de produtos agrícolas, cursos de piscicultura, beneficiamento de pescado e carnes, entre outros. Segundo dados do governo do estado, mais de 600 agricultores  participaram e cerca de 1.000 (mil) pessoas visitaram as exposições somente no primeiro dia de feira. O objetivo é dinamizar a economia criativa, para gerar novos espaços de discussão de políticas públicas e potencialização da agricultura familiar.

Superintendente do Sebrae concedendo entrevista

Superintendente do Sebrae concedendo entrevista ao SBT de Pinheiro

Dezenas de prefeitos do Maranhão participaram da abertura. A  expectativa é que até o final da 1ª Agritec de São Bento (neste sábado, 29) cerca de 15 mil pessoas passem pela Fazenda Escola da Uema e que pelo menos 1,5 mil produtores rurais da região sejam capacitados.

Informações: Paulinho Castro

Fotos: Rodrigo Martins















































Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s