SEMATUR faz levantamento de áreas para Ecoturismo e Educação Ambiental no Rio Itapetininga

Equipe da SEMATUR e SEMPA do município de Bequimão

Equipe da SEMATUR e SEMPA do município de Bequimão em atividade no rio Itapetininga

Bequimão (MA) – Entre os dias 17 e 18 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Bequimão (SEMATUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMPA), iniciou os levantamentos para a construção de ações nas áreas do ecoturismo e educação ambiental na bacia do Rio Itapetininga, afluente que corta grande parte do município de Bequimão.

Nesta etapa foram mapeadas algumas áreas prioritárias considerando suas atribuições ambientais e também a questão socioambiental da população local (pescadores artesanais). Numa segunda etapa ocorrerá o diálogo direto com os moradores locais para consultá-los e ouvi-los a respeito destas possíveis ações em seu território e de sua participação direta no projeto.

Pescadores em atividade no rio Itapetininga

Pescadores em atividade no rio Itapetininga durante vistoria da Secretaria de Meio Ambiente

A proposta é de realizarmos um roteiro para o ecoturismo no Rio Itapetininga e utilizá-lo também como ferramenta na educação ambiental da rede municipal de ensino. Nesse sentido, iremos dialogar com várias secretarias municipais, entre elas, a secretaria de educação”, afirmou Keila Soares, secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

Com base nas informações, a SEMATUR irá elaborar um plano de ação para os eixos de educação ambiental e ecoturismo na bacia do Rio Itapetininga.  Este plano será posteriormente apresentado ao prefeito Zé Martins (PMDB) e a potenciais parceiros no estado do Maranhão.

MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO RIO ITAPETININGA

Dando continuidade a parceria entre a SEMATUR e a SEMPA, foram monitoradas as áreas de utilização pela pesca predatória, observadas e anotadas onde estão distribuídas as redes, tapagens, fuzarcas, escoras, etc. Estas observações serão estratégicas para futuras fiscalizações e também para trabalho de educação ambiental, junto aos pescadores artesanais em todo litoral bequimõense.

ECOTURISMO

É um “segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população envolvida”.  Ecoturismo é também um segmento turístico em que a principal motivação do turista é a observação e apreciação da natureza, contribuindo para sua preservação.

TRILHA ECOLÓGICA 

É uma atividade educativa e recreativa, que envolve a incorporação de princípios do ecologismo traduzidos na prática de Educação Ambiental (aprendizagem, conscientização, e mudança de atitudes perante a natureza); na adoção de critérios de redução de impactos socioambientais.

Fotos: Sergio Rodrigo

Por: SEMATUR/Bequimão

http://sematurbeq.blogspot.com.br/

B3 B4 B5 B6 B7 B8 B9 B10 B11 B12 B13 B14 B15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s