Sebrae terá 17 ações na 2ª Agritec de Caxias

 Na foto, Martins entrega certificado de participante da Agritec ao governador Flávio Dino

João Martins entrega certificado de participante da Agritec ao governador Flávio Dino (PCdoB)

Resultado de uma parceria entre o Governo Estadual, Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a 2ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão (Agritec), Território Cocais, acontecerá de 11 a 14 de novembro de 2015, em Caxias, que deve atrair cerca de duas mil pessoas diariamente.

A Agritec Cocais é a terceira de uma série de quatro feiras de agricultura familiar que serão realizadas este ano no Maranhão. Duas delas já foram realizadas: Agritec Campos e Lagos, em São Bento, a Agritec Cerrado Amazônico, em Açailândia, realizadas em agosto e outubro, respectivamente. Ainda está prevista mais uma edição para este ano: Bacabal de 10 a 12 de dezembro.

O Sebrae no Maranhão é parceira nos processos de coordenação geral, credenciamento, mobilização do público em parceria com o Governo Estadual e execução de oficinas, palestras e participação em mesas redondas e painéis. Com isso o Sebrae será responsável por 17 ações e participará como parceiro em outras 10, além de montar uma estrutura para realizar atendimento, orientação e consultoria paraprodutores rurais e potenciais empresários rurais.

“As feiras agropecuárias são importantes espaços de formação e acesso a novas tecnologias para os pequenos produtores. São oportunidades para que os pequenos produtores rurais conheçam novas formas de aperfeiçoar sua produção, que a tornem mais eficiente e sustentável. São também oportunidades de apresentar à população rural as políticas públicas destinadas a elas, ou colocar esses produtores frente a frente com entidades de fomento como as instituições bancárias. O Sebrae orgulha-se de participar dessas iniciativas também porque acredita que esses eventos contribuem para o desenvolvimento dos pequenos negócios, sua missão institucional”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Estivemos presentes nas duas primeiras Agritecs. Agora vamos realizar com os parceiros mais uma em Caxias e estamos trabalhando em outra em Bacabal. Estamos construindo um legado importante para o estado com estas ações”, completou Martins.

Hoje o Sebrae no Maranhão mantém uma carteira específica para lidar com o agronegócio em micro e pequenas empresas, que mantém 17 projetos em todo o estado, que recebem cerca de 8% dos recursos do orçamento da instituição e onde são atendidos 1.230 produtores rurais, em mais de 50 municípios maranhenses. As áreas de concentração dos projetos são gado leiteiro, cadeia produtiva do mel, hortifruticultura, ovinocaprinocultura e piscicultura.

PROGRAMAÇÃO  

A Agritec de São Bento tem uma programação com 85 ações, dividas entre programação técnica e de campo. A programação técnica terá 52 oficinas e palestras, 17 cursos e minicursos, além de 16 mesas redondas, debates e painéis, promovidos por todos os parceiros da Feria. Enquanto a programação de campo terá quatro visitas de campo e vitrines tecnológicas.

Para a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica Território Cocais de Caxias, o Sebrae no Maranhão está levando um grupo formado por 25 técnicos e consultores, onde vão operacionalizar 17 oficinas e palestras e participarão de 10 painéis, mesas redondas e debates, distribuídos pelos quatro dias de programação. Para dar suporte à estas ações, o Sebrae está levando uma unidade móvel.

A ação também envolve a estrutura de cinco das 12 unidades regionais do Sebrae no Maranhão – São Luís, Santa Inês, Bacabal, Caxias e Pinheiro – que estão dentro da área de abrangência da 2º Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão, Território dos Cocais.

Nas ações programadas pelo Sebrae no Maranhão serão tratados quatro assuntos, dentro da expertise da Instituição: piscicultura, empreendedorismo rural, metodologia Balde Cheio e gestão de pequenas propriedades rurais.

FRASE

“São oportunidades para que os pequenos produtores rurais conheçam novas formas de aperfeiçoar sua produção”

João Martins, Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão

NUMERALHA

17 é o número de ações técnicos e de campo que acontecerão durante a 2ª Agritec de Caxias

QUADRO

SEBRAE NA AGRITEC

O Sebrae no Maranhão é uma das correalizadoras da 2ª edição da feira em Caxias

Equipe                                                25 entre técnicos, terceiro e consultores

Palestra e Oficinas                              17

Mesas redondas, debates e painéis*  10

Escritórios                                          1

Unidades móveis                               1

Unidades regionais                            5

Assuntos tratados                              4

CARTEIRA DE AGRONEGÓCIOS DO SEBRAE NO MARANHÃO

Projetos           17

Atendidos       1.230 produtores

Municípios      mais de 50 municípios

Orçamento      8% do orçamento total do Sebrae no Maranhão

*Com parceiros

FONTE: SEBRAE NO MARANHÃO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s