Bequimõenses são beneficiados com cirurgias oftalmológicas na capital

Prefeito Zé Martins cumprimenta os pacientes que acabaram de fazer cirurgia

Prefeito Zé Martins cumprimenta os pacientes que realizaram  cirurgias em São Luís-MA

A quarta edição do mutirão de catarata e pterígio, realizada pela Prefeitura de Bequimão, por intermédio da secretaria municipal de saúde, através de uma parceria com o Centro de Olhos São Luís, beneficiou mais bequimõenses neste final de semana. O prefeito Zé Martins (PMDB), mantém a parceria e com isso, mais de 400 pacientes já foram beneficiados somente este ano. Durante as cirurgias o prefeito Zé Martins acompanhou de perto os pacientes.

Para o secretário Bastico Moraes, é esse cuidado com as pessoas que está fazendo a diferença na saúde de Bequimão. “É com esta visão que trabalhamos para mudar e solucionar os problemas em nosso município.
Nesse caso, por exemplo, com o apoio exclusivo do prefeito Zé Martins, que disponibilizou colírio, despesas com passagens e alimentação, dando total condições para que o povo de Bequimão tenha acesso às políticas de saúde pública”, destacou o secretário, que acompanhou o grupo com a secretária adjunta, Ramone Araújo, enquanto aconteciam as cirurgias.

O prefeito Zé Martins (PMDB), como de rotina, acompanhou os pacientes durante os procedimentos cirúrgicos. Durante visita aos conterrâneos, o prefeito não escondeu sua felicidade em poder contribuir para o bem estar de seu povo.

“Nosso empenho é para que a população de Bequimão consiga sempre amparo a saúde pública de qualidade. É por isso que melhoramos as condições do Centro Municipal de Saúde e das UBS’s, além disso, temos um dos hospitais mais equipados da região e com uma equipe altamente capacitada e dedicada”, comentou Zé Martins.

Secretário Bastico Moraes

Secretário Bastico Moraes, Ramone Araújo, Maria Lúcia, Kely Castro e os pacientes de Bequimão

CIRURGIA DE CATARATA

A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples, feita em mais ou menos 10 minutos. Uma espécie de lente natural do olho, chamada de cristalino, é removida e substituída por uma lente artificial, tecnicamente conhecida como lente intraocular. Depois da cirurgia, as pessoas que estavam com dificuldades de enxergar por causa da catarata recuperam a visão.

CIRURGIA DE PTERÍGIO

A cirurgia é um pouco trabalhosa, dura cerca de 40 minutos, contra 15 minutos da técnica de esclera nua. No entanto, o esforço compensa. A anestesia do olho é feita somente com colírio. Após a remoção do pterígio, a conjuntiva doadora do quadrante é retirada, onde é saturado com fios finíssimos no leito escleral.

VISÃO ALTAMENTE RECUPERADA

O vigilante Kleber Domingos Rodrigues, de 35 anos, morador do Povoado Bem Posta, já estava com dificuldades de fazer suas atividades do dia a dia e teve que procurar o hospital de Bequimão. “As coisas se misturavam muito na minha vista. Estou feliz agora e contando de chegar melhor e enxergar bem, pra fazer minhas atividades, eu já não conseguia enxergar mais nada”, destacou Kleber que fez a cirurgia para retirada de Pterígio (Carne no olho).

Os moradores da comunidade Santa Flor, Dinalva França Pereira, de 40 anos e Josemar Pereira Gonçalves, de 45 anos, também fizeram cirurgia neste final de semana, só que pela segunda vez para retirada de Pterígio; ambos do olho direito, já que na primeira vez, a cirurgia foi no olho esquerdo. Josemar não mediu palavras para falar do mutirão. ”Estou fazendo no olho direito, já fiz no esquerdo e estou bom graças a Deus. Estou feliz e vou poder trabalhar como gosto”, reconhece o morador do povoado Santa Flor.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s