Unidade do Sebrae em Pinheiro comemora 20 anos de atividade contínua

Colaboradores e parceiros homenageados durante solenidade junto com diretoria e autoridades presentes

Colaboradores e parceiros homenageados durante solenidade junto com diretoria e autoridades presentes

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) comemorou 20 anos da instalação da Unidade Regional de Pinheiro, que é responsável pelo atendimento das micro e pequenos empresas instaladas em 25 municípios da região da Baixada e Litoral Ocidental maranhense e que atende cerca de 5 mil micro e pequenos empresários, potenciais empreendedores e potenciais empresários com cursos, consultoria e ações de fomento da cultura empreendedora.

A solenidade de comemoração aconteceu nesta terça-feira (26), na própria unidade regional. Na ocasião, foi lançado o Memorial Eletrônico da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, que conta os 20 anos de atuação contínua do Sebrae na região, e que ficará disponível em um totem instalado no escritório da instituição, e foram entregues placas comemorativas para ex-funcionários que participaram história do Sebrae na região.

“Nesse período realizamos muitas ações importantes para os micro e pequenos produtores da região. Orgulha-nos do trabalho feito com as cadeias produtivas da do mel, farinha e da piscicultura, que tem melhorado a vida de centenas de produtores rurais, que estão se organizando e se capacitando, para acessarem o mercado e levarem os produtos tradicionais da Baixada Maranhense para todo o estado”, observou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Superintendente do Sebrae, João Martins fez questão de destacar a importância do trabalho da instituição para o desenvolvimento da região

Superintendente do Sebrae, João Martins fez questão de destacar a importância do trabalho da instituição para o desenvolvimento da região

O diretor Técnico do Sebrae, José Morais, afirmou que o Sebrae está junto dos moradores da Baixada e do Litoral Ocidental. “Estamos celebrando o passado e pensando o futuro. O trabalho conjunto de parceiros, dos nossos colaboradores e de profissionais que atuam como nossos consultores cadastrados ajudou a construir esta história de sucesso. O Sebrae continua a se preparar e executa projetos na região de maneira ativa”, disse.

Para Raimundo Coelho, conselheiro do Sebrae e presidente da Federação das Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), o Sebrae tem uma atuação importante na preparação da juventude da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense. “Com a filosofia do Sebrae de fomentar o empreendedorismo, prepara o empregador que de fato vai gerar emprego e renda. E faz isso olhando para o futuro, ao preparar os jovens para empreender”, afirmou.

AUTORIDADES

Estiveram presentes na solenidade os prefeitos de Bequimão, Zé Martins; de Santa Helena, João Jorge Lobato, e de Guimarães, Nilce Farias; o vice-presidente da Câmara Municipal de Pinheiro, Valter Soares, e o Bispo Elio Rama.

Segundo o Prefeito de Santa Helena, que falou em nome dos prefeitos da Região, o Sebrae tem o poder de ajudar a modificar a realidade econômica da Região. “O tempo em que as pessoas esperavam emprego nas prefeituras como perspectiva de renda passou. Os prefeitos têm que criar políticas públicas para gerar oportunidades”, assegurou.

“O exemplo de Santa Helena é emblemático. A parceria com o Sebrae deu credibilidade e conseguimos crédito junto aos bancos para as micro e pequenas empreendedores da ordem de R$ 17 milhões entre 2014 e 2016, o que é mais do que recebemos de Fundo de Participação dos Municípios que recebemos. Agradeço ao Sebrae ao Sebrae e o município precisa da instituição”, completou lobato.

HOMENAGENS

 

A solenidade também abriu espaço para homenagear ex-colaboradores que gerenciaram a instituição ou que contribuíram com a gestão de projetos da regional. Os ex-gerentes foram homenageados com placas de reconhecimento.

 

O jornalista Paulinho Castro também recebeu uma homenagem representando a imprensa local. “Acompanho o trabalho do Sebrae nesta região há 20 anos, reconhecendo e criticando a atuação do órgão, como forma também de contribuir com esse trabalho que é realizado aqui e que é tão importante para o desenvolvimento desses municípios”, destacou o jornalista.

 

COMEMORAÇÕES

Apesar da solenidade realizada na última terça-feira, as comemorações começaram no início de abril realizando cursos gratuitos de capacitação e reuniões com empreendedores locais. “Promovemos uma semana inteira de capacitação gratuita em vários municípios da região, reafirmando nosso compromisso em estimular o empreendedorismo e contribuir com o desenvolvimento regional”, destacou a gerente regional de Pinheiro, Rosa Amélia Borges.

Após a solenidade na sede do Sebrae em Pinheiro, a Câmara Municipal local homenageou a instituição em sessão solene na Câmara Municipal de Pinheiro, que contou com a presença de oito dos 15 vereadores.

O vereador Enézio Vitorino Ribeiro afirmou que a Atuação do Sebrae tem sido importante para a região e contou sua história como empresário e como a instituição o ajudou a desenvolver seu negócio.

“O Sebrae é uma instituição entidade que pode ajudar a tornar Pinheiro um município pujante com já foi um dia. Além disso, vi como o Sebrae funciona que me deu apoio no meu comércio e me ajudou na intermediação de um empréstimo bancário para financiar expansão”, contou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s