Empreender é alternativa ao desemprego

João Martins*

João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão

João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão

Nos últimos 15 meses cerca de 17 mil maranhenses se tornaram microempreendedores individuais. Isso equivale a 6,6% de todas as empresas ativas no Maranhão. Este valor seria extraordinário e uma excelente notícia se estes registros dos novos MEI’s não sugerissem que este resultado é um reflexo das demissões registradas no mesmo período no estado, quando, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram fechadas mais de 20 mil vagas formais no estado.

Isso quer dizer que, como já havia apontado a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o empreendedorismo por necessidade voltou a ser a principal característica dos empreendedores brasileiros, o que indica que o mesmo fenômeno pode estar acontecendo no Maranhão.

Esta realidade mostra a importância de esforços concentrados para capacitar e esclarecer dúvidas dos novos microempreendedores individuais, como o que o Sebrae fez nesta semana, com a 8ª Semana Nacional do MEI.

Aqui, no Maranhão, tivemos um resultado surpreendente ao registramos mais de 8 mil atendimentos nos três primeiros dias da 8ª Semana Nacional do MEI, nos 33 pontos de atendimento que montamos em 28 cidades maranhenses. Esperávamos fazer cerca de 3,5 mil atendimentos em toda a semana.

Este resultado mostra que além do maranhense estar buscando alternativas formais para driblar o desemprego, usando a criatividade e despertando o empreendedor que há de cada um de si, o MEI maranhense não quer apenas sobreviver a este cenário adverso, mas quer crescer e isso ficou claro nos primeiros dias do esforço que fizemos entre 2 e 7 de maio.

Vimos histórias de superação, de maranhenses que tomaram os rumos de suas vidas com suas próprias mãos e que decidiram que não participariam da recessão que vivemos como vítimas, mas como protagonistas, que estão trabalhando para ajudar o Maranhão e o país a superar este momento difícil.

No entanto, ressalvo que os números de MEI’s ativos no estado já superou a marca dos 82,5 mil de um total de 6 milhões no Brasil; e geram um novo desafio não somente para o Sebrae, mas para o governo nos seus três níveis – União, estados e municípios – que é de implementar políticas públicas que criem um cenário favorável ao empreendedorismo.

Estas políticas públicas devem incentivar não só a chegada de novos MEI’s ao mercado, mas também que os Microempreendedores Individuais que foram empreender por necessidade ou como uma alternativa ao desemprego permaneçam ativos no mercado, oferecendo produtos e serviços inovadores, que agregam tecnologia e que atendem as demandas dos territórios que atuam, até como forma de fazer com que a riqueza circule ativamente na economia.

O Sebrae no Maranhão está pronto para fazer sua parte, seja pela educação empreendedora, pela consultoria ou pelo suporte em projetos de atendimento coletivo para os MEI’s, para as Micro Empresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e potenciais empreendedores, ou pelo suporte de médios e grandes negócios que sirvam de indutores de desenvolvimento econômico territorial que criem oportunidades para as micro e pequenas empresas, ou ainda apoiando as prefeituras, órgãos estaduais e federais à desenvolverem e implantarem projetos, programas e políticas que preparam o estado para a retomada do crescimento econômico e para lidarem com a nova realidade que estamos vendo surgir no meio deste cenário turbulento.

Temos um portfólio de produtos e serviços para atuar nas duas pontas e estamos prontos a contribuir com o desenvolvimento do Maranhão.

 

* é diretor superintendente do Sebrae no Maranhão e especialista em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA)

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s