Comunidade de Juraraitá aprimora produção de farinha de mandioca

JU10Encerrou, na última sexta-feira (27), o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae/Ma, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão. Foram capacitados 18 pequenos produtores de mandioca. Os produtores foram orientados para melhor aproveitamento do subproduto da mandioca, com a produção de sabão, vinagre; melhoramento da goma de tapioca; adubação do solo; carrapaticida e pesticida para o controle de pragas e insetos que atacam as lavouras; manejo de fabricação e higiene da matéria prima e base física.

Os dezoito produtores da comunidade Quilombola de Juraraitá ainda aprenderam a aproveitar o tucupi, líquido extraído da mandioca, antes era desperdiçado. No Pará, o tucupi é bastante conhecido e dá origem a um dos pratos típicos mais apreciados no estado vizinho, mas entre todos os participantes bequimãoenses era totalmente desconhecido. JU4

A gerente regional do Sebrae, Unidade Pinheiro,  Rosa Amélia Borges participou do encerramento da atividade. Ela ressalta a importância de uma qualificação dessa natureza. “Todo conhecimento adquirido tem como base a proposta de continuidade da melhoria da produção de farinha, atendendo os padrões de higiene e de qualidade. Todos, sem exceção, passarão assim a ter a garantia da venda de seus produtos no mercado”, destacou.

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio de Bequimão, Ademar Costa, o curso é uma certificação de que a Prefeitura Municipal apoia os pequenos produtores da região. “O prefeito apoiará a comunidade disponibilizando um box no Mercado Municipal da cidade e também vamos estimular a participação na Feirinha da Agricultura familiar, realizada pela Secretaria de Agricultura”, disse.

Já o secretário de Agricultura, Creuber Pereira, foi categórico ao mostrar o interesse da administração do prefeito Zé Martins em impulsionar a produção do campo. “Estamos a disposição para ajudar a comunidade nessa etapa de capacitação continuada, e quero fazer um apelo aos produtores para que sejam firmes na mudança de alguns hábitos de produção, para que de fato pratiquem o que o Sebrae ensinou nesta capacitação”, finalizou o secretário.

Feliz pela capacitação de seu povo, o presidente da Associação Nova União dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Quilombolas de Juraraitá, Ivan, aproveitou para agradecer a parceria entre Sebrae e Prefeitura de Bequimão. “Quero agradecer a oportunidade e estou muito satisfeito pelos resultados obtidos com a capacitação dos produtores na comunidade”, finalizou a liderança comunitária.

Para o superintendente do Sebrae/MA, João Martins, o órgão tem como estratégia principal ampliar sua atuação, estabelecendo parcerias sustentáveis com todas as esferas do poder público e com a iniciativa privada. “A capacitação sobre mandiocultura realizada pelo Sebrae na comunidade quilombola de Juraraitá, em Bequimão, é uma iniciativa do Sebrae, através do Projeto de Atendimento Territorial, em parceria com a Prefeitura Municipal. O objetivo é oportunizar aos agricultores familiares de comunidades quilombolas boas práticas de gestão, inovação, transferência de tecnologias sociais e melhoria dos processos produtivos. com orientação técnica, planejamento e foco no mercado. A comunidade de Juraraitá se habilita para cultivar mandioca e produzir a farinha e outros derivados de forma qualificada e com garantia de comercialização na sede e em outros municípios vizinhos. Outras comunidades quilombolas serão atendidas, respeitando suas atividades produtivas e potencialidades locais”, destacou Martins.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s