Sebrae lança projeto para dinamizar economia do Litoral Ocidental

Com duração de três anos, o DET visa fortalecer as atividades produtivas locais por meio do empreendedorismo para, geradoras de emprego e renda à população da microrregião.

 

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, apresentou os objetivos do projeto a prefeitos, secretários, empresários e entidades representativas da sociedade civil dos municípios

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, apresentou os objetivos do projeto a prefeitos, secretários, empresários e entidades representativas da sociedade civil dos municípios

 

 

Lançado na última terça-feira, 24, no município de Mirinzal, mais um Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial no Maranhão. Trata-se do DET Litoral Ocidental, executado pela unidade regional do Sebrae em Pinheiro, que tem objetivo de dinamizar a economia de 11 municípios dessa microrregião do estado por meio do atendimento aos pequenos negócios – Alcântara, Apicum-açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

 

Durante o evento, conduzido pelo diretor superintendente do Sebrae no estado, João Martins, cinco prefeitos presentes assinaram o Termo de Adesão ao DET, firmando a parceria com o Sebrae – Amaury Almeida (Mirinzal), Vanderlino Gonçalves (Central do Maranhão), Maria Donária Rodrigues (Serrano do Maranhão), Nilce Farias (Guimarães) e Rosa Ivone Fonseca (Porto Rico).

 

O projeto será executado em três anos (2016-2018), voltado tanto para a zona urbana quanto rural dos municípios integrantes da Litoral Ocidental e Polo Turístico Floresta dos Guarás. Para tanto, o Sebrae contará – além do poder público, da parceria de instituições de fomento, assistência técnica e da sociedade civil organizada, com suas entidades e instâncias representativas.

 

“O DET é um projeto complexo, voltado para o desenvolvimento sistêmico do Litoral Ocidental. Uma estratégia para fortalecer as atividades produtivas locais, geradoras de emprego e renda; despertar o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais, como o turismo e a pesca artesanal, de maneira a contribuir com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios, promover um ambiente econômico favorável por meio da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, informou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Seis prefeitos da região assinaram o termo de adesão ao projeto DET Litoral Ocidental

Seis prefeitos da região assinaram o termo de adesão ao projeto DET Litoral Ocidental

 

Para o prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida, anfitrião do evento, o projeto mostra mais uma vez o quanto a instituição pode ser parceira do poder público municipal no que se refere ao desenvolvimento das cadeias produtivas locais. “É uma parceria que, certamente, trará muitas mudanças para esta região, dando maior oportunidade para a população”, pontuou.

 

 

Impacto econômico

 

No evento, o gerente de Gestão Estratégica do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcês, informou aos presentes que o Sebrae contratou a Fundação Josué Montelo para realizar uma pesquisa de impacto econômico na região com a construção da ponte sobre o Rio Pericumã, que ligará os municípios de Bequimão a Central do Maranhão. A fase de campo já foi realizada e os pesquisadores estão na fase de conclusão do relatório. “Os resultados pautarão as ações do projeto DET Litoral Ocidental com foco, inclusive, para o desenvolvimento do turismo regional”, apontou o gerente.

 

Nesse aspecto, o Sebrae apresentou uma ferramenta inovadora que será utilizada pelo DET: o GuarásTour, um aplicativo que já está sendo desenvolvido e que reunirá produtos, serviços e roteiros turísticos da região, além do resgate histórico e cultural dos municípios.

 

“O DET Baixada Litoral Ocidental tem como referencial um empreendimento de infraestrutura do Governo do Estado que será significativo para a população dessa região, que é a ponte Bequimão-Central do Maranhão. Passaremos a ter aqui uma integração de valores, colocando no mesmo espaço de transformação os empresários, o poder público local, as comunidades tradicionais e aproximar as ações do governo federal e do governo do estado com as ações do governo municipal. Com as ações, o projeto nos ajudará a otimizar os recursos financeiros e os resultados que, com certeza, serão transformadores”, reforçou o diretor superintendente do Sebrae no maranhão, João Martins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s