Lançado XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura

Evento acontecerá em outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, com grandes promessas de melhorar a cadeia produtiva do setor no estado, pautando-se no tripé Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

 

O professor Hamilton Almeida, presidente desta 24ª edição do Congresso Brasileiro de Fruticultura, ressaltou que o Maranhão tem clima, solo e uma bacia hidrográfica sem igual para tornar-se um grande produtor e exportador de frutas nativas.

O professor Hamilton Almeida, presidente desta 24ª edição do Congresso Brasileiro de Fruticultura, ressaltou que o Maranhão tem clima, solo e uma bacia hidrográfica sem igual para tornar-se um grande produtor e exportador de frutas nativas.

“A fruticultura no Maranhão tem tudo para ser um grande pilar na economia do estado e um dos nossos principais produtos para exportação”. Com esta declaração, o professor Hamilton Almeida, do corpo docente da Universidade Estadual do Maranhão, abriu a solenidade de lançamento do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontecerá pela primeira vez no estado, de 16 a 21 de outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, sob a promoção da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

 

A solenidade de lançamento do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (27.06), no auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado, e contou com a participação dos realizadores e apoiadores do evento – dentre eles a Uema, Ufma, Ifma, Embrapa, Secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Sebrae no Maranhão e Banco do Nordeste.  O congresso traz como tema “Fruteiras Nativas e Sustentabilidade”.

 

O superintendente do Sebrae, João Martins e o Prof. Gusmão, filho de Bequimão, entre o presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Almir Carvalho.

O superintendente do Sebrae, João Martins e o Prof. Gusmão, filho de Bequimão, entre o presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Almy de Carvalho.

Para o professor Hamilton Almeida – que é também coordenador regional da SBF de Fruticultura e preside o XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, diversos fatores podem alavancar o Maranhão como grande produtor e exportador de frutas nativas. “Temos 312 milhões de hectares para plantação de frutas de clima tropical e temperado, 12 rios permanentes e, somando a isso, o segundo maior porto do Brasil. Falta-nos, no entanto, maior investimento em pesquisa para que possamos promover o desenvolvimento do setor e aliarmos à Ciência, os braços da tecnologia e da inovação”, destacou.

 

Presente à solenidade, em São Luís, o presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Almy de Carvalho, ressaltou o quanto a instituição tem lutado nos últimos anos para estabelecer políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento do agronegócio no país, por meio da fruticultura, perpassando pela melhoria de vida do homem do campo.

 

“As discursões propiciadas pelos inúmeros Congressos de Fruticultura já realizados no país avançaram, na prática, em todos os estados que sediaram o evento. Acreditamos que, no Maranhão, não será diferente e poderemos comemorar, daqui a alguns anos, a expansão das fronteiras agrícolas do estado por meio do desenvolvimento da fruticultura de qualidade, baseada em pesquisa, usando recursos tecnológicos e inovadores para melhorar consideravelmente a plantação, a irrigação e a colheita de fruteiras nativas e, assim, melhorar a vida do produtor que busca na terra o sustento da sua família”, arrematou o presidente da SBF.

Conhecimento para mudanças  

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que representa uma das instituições apoiadoras do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, corroborou com a declaração do presidente da SBF, Almy de Carvalho, ao destacar que o Maranhão é um estado de vocação predominantemente agrícola.

 

Representando o Reitor da UEMA, Profa. Francisca Neide, o superintendente do Sebrae, João Martins, o Secretário da Sagrima, Márcio Honaiser e o presidente do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, Prof. Hamilton

Representando o Reitor da UEMA, Profa. Francisca Neide, o superintendente do Sebrae, João Martins, o Secretário da Sagrima, Márcio Honaiser e o presidente do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, Prof. Hamilton Almeida

“As universidades podem contribuir com os pequenos produtores no processo de assimilação e prática do conhecimento, para que possam ser empreendedores rurais de sucesso e, assim, implementem as mudanças necessárias que refletirão em uma nova realidade produtiva para o estado”, colocou o executivo, destacando que o Sebrae, como instituição de fomento ao empreendedorismo, tem dado a sua parcela de contribuição à fruticultura do Brasil e do Maranhão.

 

“Temos ações pontuais de atendimento no estado e ações de projetos de maior envergadura. Além do mais, continuamente, penamos, articulamos e promovemos a disseminação do conhecimento no sentido de despertar o maranhense para as potencialidades econômicas e os recursos naturais de suas respectivas localidades. Mas poderemos fazer mais e melhor para o desenvolvimento do nosso estado se estivermos todos juntos – poder público, instituições de fomento, universidades, iniciativa privada e setor produtivo”, enumerou Martins.

 

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) é um evento técnico-científico, realizado a cada dois anos, e desde a sua primeira edição reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários, empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas no setor do agronegócio frutas, que vem se transformando em uma das principais fontes de renda do país. Mais informações sobre o evento, programação e inscrição no site www.fruticultura2016.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s