Município de Bequimão adere à Rede Simples

Adesão garante implantação de sistema que vai diminuir o prazo para abrir uma empresa no município

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, e o Prefeito de Bequimão, Zé Martins, oficializam a adesão do município à Rede Simples

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, e o Prefeito de Bequimão, Zé Martins, oficializam a adesão do município à Rede Simples

A cidade de Bequimão aderiu oficialmente à Rede Simples, a Rede Nacional para Simplificação do Registro de Abertura, Alteração e Baixa de Empresas, num esforço conjunto que busca diminuir os custos e o tempo necessário para abrir ou encerrar uma empresa. A decisão foi anunciada pelo prefeito José Martins na última semana, após assistir uma apresentação da plataforma realizada por equipe técnica mista com colaboradores do Sebrae e da Jucema (Junta Comercial do Estado).

Com esta adesão, 55 cidades maranhenses estão integradas ao Sistema Nacional e mais sete municípios aguardam para a implantação definitiva da plataforma que desburocratiza e reúne os diversos procedimentos para abrir uma empresa em um processo único. A sensibilização e a mobilização para adesão dos municípios vêm sendo feitas pelo Sebrae, que é parceiro da Jucema na disseminação do serviço.

De acordo com o superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a adesão aos serviços da Rede Simples mostra o compromisso da gestão municipal em fomentar a busca de oportunidades no mercado através do empreendedorismo local, estimulando a circulação de dinheiro dentro do próprio município e garantindo que as riquezas locais permaneçam transformando a realidade das cidades.

“A Rede Simples desburocratiza e dinamiza os processos mercantis nos territórios e ajuda a proporcionar o desenvolvimento econômico local, principalmente no fomento e no apoio aos pequenos negócios”, aponta Martins.

Parceiros – Além da apresentação dos serviços da Rede Simples, o Banco do Nordeste também apresentou alguns números das operações de microcrédito realizadas na Baixada Maranhense, com foco nas linhas Crediamigo e Agroamigo – as duas operações mais utilizadas pelos pequenos negócios locais. Segundo informações apresentadas, cerca de R$ 5 milhões foram negociados nos últimos dois anos, registrando uma taxa de inadimplência quase nula, chegando a 0,06%.

A opção da gestão municipal em estimular a permanência do dinheiro local no próprio município reflete em registros positivos como este, evidenciando que o apoio ao crescimento dos pequenos negócios é fundamental para  o desenvolvimento dos municípios e das regiões onde estão inseridos.

A Rede Simples

É um sistema eletrônico que visa desburocratizar o processo de abertura, alteração e fechamento de empresas por meio da unificação de dados em um banco geral de informações e dados cadastrais de diversos órgãos estaduais e municipais.

VANTAGENS PARA EMPREENDEDORES

– Agilidade na resposta e menor custo no processo;

– Poderá realizar Consulta Prévia, evitando eventuais transtornos com futuras fiscalizações.

– Só irá se deslocar para junta comercial apenas uma vez;

– Redução de exigências em processos.

VANTAGENS PARA OS MUNICÍPIOS

– Transparência e rapidez na legalização das empresas;

– Maior possibilidade de novos negócios;

– Incremento na arrecadação;

– Controle efetivo de quantitativo de empresas por segmentos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s