Empreendedorismo Rural da Baixada Maranhense é discutido em Viana

O espaço disseminará conhecimento, tecnologia, gestão de negócios e noções de mercado para os produtores rurais e pesquisadores na região da Baixada Maranhense.

Diretor superintendente do Sebrae, João Martins, apresentou as ações do polo de empreendedorismo rural da Baixada Maranhense

Diretor superintendente do Sebrae, João Martins, apresentou as ações do polo de empreendedorismo rural da Baixada Maranhense

Discutir o empreendedorismo rural da Baixada Maranhense e avaliar as ações do Polo de Empreendedorismo Rural, que está em desenvolvimento nos municípios do Território Lagos e Campos Floridos, foi a proposta do Sebrae ao conduzir painel realizado no encerramento da Agritec em Viana, no último sábado (29). A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), como parceira do Sebrae, também participou das discussões. 

Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, fez uma apresentação detalhada sobre o polo e destacou a disposição do Sebrae em contribuir com o desenvolvimento das comunidades, apoiando iniciativas e capacitando os produtores na criação de novos negócios que vão impulsionar o empreendedorismo regional.

“Por meio do Polo, queremos utilizar o que já existe aqui na região, potencializando as vocações produtivas e gerando resultados para mais pessoas. O Sebrae está preparado para fomentar o empreendedorismo através de ações efetivas neste espaço e, na área que não tivermos um consultor disponível, buscaremos em outros estados, de forma que todos os que nos procurarem sejam atendidos e possam a contribuir para a consolidação do polo”, ressaltou Martins.

O Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada Maranhense foi idealizado para ser um espaço de disseminação de conhecimento, tecnologia, gestão de negócios e noções de mercado para os produtores rurais e pesquisadores na região. A estratégia é desenvolver os negócios rurais e alavancar a economia dos municípios envolvidos.

As ações do polo visam fortalecer as atividades de meliponicultura, fruticultura, piscicultura, pesca artesanal, produção de farinha, ovinocaprinocultura, produção de queijo, criação sustentável de aves, produção de cachaça e o turismo rural, entre outras cadeias produtivas da região. 

Para Itaan Santos, professor da Uema, a união de forças das instituições, com o poder público em todas as esferas e a sociedade civil organizada, é fundamental para que as ideias sejam concretizadas. “Essa construção só vai ser possível na medida que fortalecermos as relações com o poder público, por meio das secretarias de Estado e prefeituras, criando assim os espaços para chegarmos a esses agricultores, piscicultores e outros trabalhadores que são os principais agentes do processo”, disse. 

Ações do Polo

Em agosto, foi realizado em Viana o primeiro Seminário das Potencialidades Empreendedoras da Baixada Maranhense, idealizado pelo Sebrae em parceria com outras instituições e representantes da sociedade civil organizada, com o intuito de fazer o levantamento das potencialidades dos municípios integrantes do polo. 

Na última sexta-feira (28), durante uma reunião de avaliação das ações já realizadas e encaminhamentos, foram definidos os próximos passos desse trabalho. Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, inicialmente as ações serão focadas em seis municípios: Arari, Cajari, Vitória do Mearim, Viana, Penalva e Matinha.

“Nesse momento de avaliação, o que apontamos como encaminhamentos e prioridade é fazer um inventário de potencialidades de turismo nesses municípios, o que deve ser executado a partir de janeiro. A partir daí, daremos início às ações mais específicas para atender as demandas das atividades aqui desenvolvidas. Para isso, vamos buscar parceiros como o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, as Prefeituras Municipais e iniciativa privada”, explicou.

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s