Sebrae e Prefeitura de Alcântara articulam parcerias para nova gestão municipal

Parceria começou a ser costurada numa reunião entre a diretoria e técnicos do Sebrae e o prefeito eleito da cidade e dos futuros secretários municipais de Alcântara

 

Diretores e técnicos do Sebrae, o prefeito eleito de Alcântara e futuros secretários municipais da cidade participaram da reunião no Sebrae Jaracaty

Diretores e técnicos do Sebrae, o prefeito eleito de Alcântara e futuros secretários municipais da cidade participaram da reunião no Sebrae Jaracaty

São Luís – O Sebrae vai realizar uma oficina de planejamento estratégico para Prefeitura de Alcântara na primeira quinzena de janeiro. A ação foi acertada nesta quarta-feira (14) durante uma reunião solicitada pelo prefeito eleito da cidade, Anderson Wilker (PC do B-MA), para que a instituição apresentasse o escopo de sua atuação.

O principal objetivo será contribuir com o município na definição de prioridades estratégicas e planos de ação para o desenvolvimento local, considerando-se ações nas áreas de políticas públicas, turismo, artesanato, gastronomia e produção, bem como ações educativas voltadas para o empreendedorismo.

“O prefeito eleito de Alcântara no procurou ainda em outubro e desde então estamos trabalhando para costurar uma parceria para contribuirmos com o desenvolvimento da cidade por meio do empreendedorismo.  Assim, organizamos esta reunião onde mostramos alguns trabalhos que já desenvolvemos na região em que Alcântara está inserida, como o projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial no Litoral Ocidental, e outros que poderemos inserir o município ou usar como referência para novas ações”, disse o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

“No turismo, por exemplo, podemos iniciar um trabalho como o que realizamos na região dos Lençóis-Munim, com a Rota das Emoções. Na área de políticas públicas também temos muito a contribuir, fortalecendo a sala do empreendedor, formando novos agentes de desenvolvimento e atualizando a lei geral municipal”, completou Martins

O diretor técnico do Sebrae, José Morais, também participou da reunião e detalhou o histórico e encaminhamentos do projeto Rota das Emoções, além de apresentar um panorama de ações já realizadas pela instituição em outras prefeituras, que podem ser repetidas em Alcântara.

O diretor superintendente do Sebrae, João Martins (Centro), o diretor técnico da instituição, José Morais (esq) e prefeito eleito de Alcântara, Anderson Wilker (dir), participaram da  reunião de articulação onde ficou definido a realização da oficina de planejamento

O diretor superintendente do Sebrae, João Martins (Centro), o diretor técnico da instituição, José Morais (esq) e prefeito eleito de Alcântara, Anderson Wilker (dir), participaram da  reunião de articulação onde ficou definido a realização da oficina de planejamento

“É um município que tem grande potencial para o turismo histórico e natural, mas precisa ainda organizar seus serviços de hospedagem e serviços e nós podemos ajudar com a experiência que temos em vários territórios”, destacou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão.

 

VISITA

Além da oficina de planejamento, na reunião ficou acordado também uma visita da diretoria do Sebrae, em conjunto com técnicos da instituição, para levantar potencialidades, vocações e aptidões econômicas de Alcântara e começou-se a costurar parceria para a realização da segunda edição do Festival Gastronômico promovido pelo Sebrae na cidade e em nos outros municípios que compõem a região metropolitana de São Luís.

A reunião aconteceu na sede do Sebrae, no Jaracati, e o prefeito eleito trouxe consigo quase todos os futuros secretários municipais. “Desde a campanha tínhamos como regra nos cercar de bons parceiros que pudessem nos ajudar a realizar uma boa administração. O Sebrae tem se demonstrado um grande parceiro dos municípios maranhenses no desenvolvimento de políticas públicas. Por isso, viemos até o Sebrae buscar a expertise que a instituição tem”, afirmou Anderson Wilker.

O prefeito eleito da Alcântara ainda se comprometeu em manter a Sala do Empreendedor do município em funcionamento, ampliar o número de agente de desenvolvimento local em atividade na cidade e propor à Câmara Municipal um projeto de lei para atualizar a Lei Municipal Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte já contemplando as alterações promovidas pela Lei Complementar 155/2016, conhecida como “Crescer sem Medo” e recentemente sancionada pelo Presidente Michel Temer.

“Alcântara foi a primeira prefeitura que fechamos apoio para iniciar o novo ciclo de governo municipal. Já fomos procurados por outros prefeitos do Maranhão e agora vamos trabalhar para fechar novas parcerias”, finalizou Martins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s