Imagem

Sebrae quer estruturar turismo religioso na Baixada e Litoral Ocidental

 

img-20160120-wa0009

Os festejos de São Sebastião, homenageado em diversos municípios das duas regiões, deram início ao estudo do Sebrae.

 

Estruturar como produtos turísticos os festejos religiosos mais significativos da Baixada e Litoral Ocidental Maranhenses é mais um desafio que o Sebrae estadual resolveu levar para si com o firme propósito de ampliar as oportunidades aos pequenos negócios nessas duas regiões.  No mês de janeiro, a instituição iniciou o mapeamento das festas em homenagem aos santos por meio do Observatório Sebrae e uma equipe de consultores já está em campo realizando o estudo.

O mapeamento está centralizado, em um primeiro momento, nos 24 municípios da regional do Sebrae em Pinheiro, incluindo os 11 atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial – DET Litoral Ocidental: Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

 

Os consultores do Sebrae já percorreram os municípios de Bacuri e Peri-Mirim e povoados de Bequimão onde acontecem o Festejo de São Sebastião; Alcântara, que tem na Festa do Divino Espírito Santo e São Benedito suas principais expressões do turismo religioso; Pinheiro, onde acontece o Festejo de Santo Inácio de Loyola, além de Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.

 

“A ideia é deixar que essas manifestações culturais, que são tão arraigadas aqui no Maranhão como já constataram estudos na área de Antropologia, deixem de ser somente atrativos e sejam estruturados como produtos turísticos a somar com o desenvolvimento das regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense. Para que possamos ter êxito no nosso objetivo, no entanto, precisaremos que gestores municipais e a própria comunidade dessas localidades estejam conscientes da importância econômica dos festejos”, aponta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, comentando que as pesquisas iniciais nas duas regiões indicam que tanto prefeitos quanto a população local, em sua maioria, só percebem o caráter religioso e cultural dessas festividades.

 

“Porém, os festejos religiosos podem ser esteio para o fortalecimento de diversas atividades econômicas se forem, a exemplo do comércio varejista, dos meios de alimentação e hospedagem e da produção associada ao turismo, contribuindo para a oferta de mais trabalho e renda para a população, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Desde que estejam estruturados como produtos turísticos”, sinaliza Martins.

O diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins, ressalta que os festejos religiosos podem ser esteio para o fortalecimento de diversas atividades econômicas nos municípios.

O diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins, ressalta que os festejos religiosos podem ser esteio para o fortalecimento de diversas atividades econômicas nos municípios.

No Brasil, os números do turismo religioso são estimulantes: dos R$ 492 bilhões movimentados no país pelo setor em 2016, segundo o Ministério do Turismo (MTur), cerca de 3%, ou seja, R$ 15 bilhões foram alavancados pelo segmento. “Os valores são significativos e, o Maranhão, com suas festividades religiosas de características ainda originais, pode, sem sombra de dúvidas, vir a ser um grande expoente nacional do turismo religioso”, acredita o diretor superintendente do Sebrae estadual.

 

No país, as principais festas religiosas são voltadas ao catolicismo e às religiões afro-brasileiras, o que se repete no Maranhão. Nas regiões da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, os festejos religiosos são coordenados pelas paróquias ligadas à Igreja Católica, quilombos e centenas de terreiros de cultos afro.

 

Após a conclusão do diagnóstico, que finaliza em março, o Sebrae vai analisar os resultados, iniciar o processo de conscientização de gestores públicos e população local ao mesmo tempo em que estrutura ações efetivas para concretizar o seu intento de estruturar o turismo religioso na Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

 

Roteiros da fé no Brasil e Maranhão

Os principais roteiros de fé do país estão localizados nas cidades de Aparecida (São Paulo), onde está a Catedral de Nossa Senhora de Aparecida; Belém (Pará), promotora da Festa do Círio de Nazaré; Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri, extremo sul do Ceará, onde a estória de vida e os milagres do Padre Cícero alimentam a esperança de milhões de devotos do santo; Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, cenário da peça Nova Jerusalém e Nova Trento, em Santa Catarina, que passou a receber um número grande de visitantes após a beatificação de Madre Paulina em 1991, e sua consequente canonização em 2002, fazendo dela a primeira santa brasileira.

 

No Maranhão, além do município de Alcântara com suas Festas do Divino e de São Benedito, as festas religiosas de maior destaque no estado são os Festejo de São José de Ribamar (município de mesmo nome), São Raimundo Nonato dos Mulundus (em Vargem Grande) e de São Sebastião (em Passagem Franca e Carutapera). No município de Vargem Grande, inclusive, o Sebrae já realizou um levantamento sobre o festejo e a unidade regional em Chapadinha está dando andamento às ações para o desenvolvimento do empreendedorismo nas homenagens a São Raimundo Nonato dos Mulundus.

 

 

Observatório Sebrae

O Sebrae desenvolveu um site com informações atuais e importantes que ajudam empreendedores em geral nas decisões para abrir uma empresa ou manter-se no mercado: o Observatório Sebrae Maranhão.

 

O Observatório pode ser acessado pelo portal www.sebraema.com.br e lá podem ser encontradas informações socioeconômicas, indicadores econômicos, perfis socioeconômicos, diagnósticos setoriais, índices de confiança do consumidor e das Micro e Pequenas Empresas, indicadores dos setores indústria, comércio e serviços do Maranhão, análise da trajetória da geração líquida de empregos formais no Maranhão e Brasil, etc.

 

 

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s