Sebrae leva capacitação a empreendedores do campo e da cidade em Bequimão

O balanço de ações do Sebrae no Maranhão em Bequimão, na Baixada Maranhense, fechou o ano de 2016 com um saldo afirmativo que correspondeu às estratégias traçadas conjuntamente entre a instituição e a prefeitura municipal, por meio de sua Sala do Empreendedor, buscando fortalecer o desenvolvimento local com o fomento ao empreendedorismo e reforçando a aposta de gerar renda no próprio município – fazendo esta renda circular e consolidando a economia local e regional.

Além do programa de qualificação dos empresários bequimãoenses e de suas equipes, o Sebrae trabalhou firmemente na inclusão produtiva rural; na capacitação técnica de Agentes de Desenvolvimento (ADs) nomeados pela prefeitura; no apoio a eventos realizados por empreendedores locais, como a Expocapril; e na implantação da Rede Simples – a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, num trabalho em parceria com a Junta Comercial do Estado (Jucema), objetivando facilitar a abertura, alteração e baixa de empresas.

Ao atuar na melhoria dos empreendimentos que funcionam na cidade, o Sebrae ofereceu cursos e consultorias individuais para cada participante, com foco em gestão contábil e financeira, gestão de pessoas e equipes, vendas, marketing e modelagem de negócios. Aos empreendedores ligados ao segmento de moda, uma parceria com o Senai levou ao município o 6º Ciclo do Inova Moda – programa nacional realizado pelo Sebrae e pelo Senai que trabalha para aumentar a competitividade das pequenas indústrias de confecção.

Sucesso no campo – O esforço para a melhoria das iniciativas empreendedoras no campo também foram intensas: as comunidades quilombolas Juraraitá e Ramal do Quindiua receberam diversos cursos e consultorias para implantação de tecnologias sociais que induzam ao aumento da produtividade das lavouras, fortalecendo a mandiocultura e a horticultura. A qualidade do que é produzido na zona rural de Bequimão também foi foco do Sebrae, com trabalhos voltados para as boas práticas na manipulação de alimentos como a farinha de puba – muito produzida no município.

O pequeno produtor Cleuton Miranda, da comunidade quilombola de Jurarataí, destaca a diferença que os treinamentos do Sebrae fizeram para sua produção. “Eu achava que sabia produzir farinha, mas percebi que ainda tinha muita coisa para aprender”, lembra o jovem empreendedor. Após passar por cursos de técnicas de vendas, também do Sebrae, Miranda conta que até as estratégias para alcançar o cliente reforçaram a renda de sua família. “Hoje posso afirmar que a farinha da nossa comunidade é a melhor de Bequimão”, declara.

“O trabalho do Sebrae em Bequimão foi muito intenso, contabilizando 12 cursos, 200 horas de consultorias e mais de 200 empreendedores atendidos nas diversas ações. Este resultado mostra como pode ser produtiva uma parceria firmada entre a instituição e a prefeitura municipal”, reflete Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, que atende à cidade de Bequimão.

Apoio aos empreendedores e ao poder público – A 9ª edição da Exposição de Ovinos e Caprinos de Bequimão – Expocapril recebeu, mais uma vez, o apoio do Sebrae para sua realização, consolidando a parceria existente há diversas edições do maior evento da cadeia da ovinocaprinocultura da Baixada. A instituição esteve presente com o Bode Móvel, realizando exames de sanidade animal, manejo sanitário e orientações para acesso ao mercado.

Ainda em apoio ao desenvolvimento local, a cidade foi incluída no mapeamento dos festejos religiosos da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, com vistas a estruturar roteiros e produtos turísticos nas duas regiões e o propósito de ampliar oportunidades aos pequenos negócios nestas duas regiões, numa pesquisa comandada pelo Observatório Sebrae.

A instituição ainda estudou os impactos socioeconômicos da construção de uma ponte sobre o Rio Itapetininga, ligando o município ao povoado de Balandro, para os pequenos negócios já estabelecidos ou a se instalar na localidade. Dezoito comunidades estão se beneficiando com a obra – com previsão de conclusão para o próximo mês – onde vivem cerca de nove mil pessoas. O levantamento constatou produção de milho, feijão e arroz, ligado à agricultura familiar, pesca artesanal, piscicultura e identificadas potencialidades para a horticultura, turismo e ecoturismo, hotelaria, gastronomia e comércio.

Parceiro dos municípios – O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, esclarece que a instituição trabalhou em 2016 para reforçar o papel do Sebrae no apoio ao desenvolvimento  local através das ações de melhoria dos pequenos negócios nos municípios e vai atuar para estender o trabalho para as gestões municipais interessadas em melhorar o ambiente legal para os pequenos negócios.

“A instituição quer caminhar lado a lado com os municípios, pensando estratégias para gerar riquezas e políticas públicas, como forma de apoiar os pequenos negócios, também através do suporte às prefeituras no sentido de implantarem as políticas públicas para as micro e pequenas empresas nos municípios, seguindo os preceitos da Lei Geral“, destaca Martins.

O prefeito do município, Zé Martins, reeleito para mais um mandato no comando da cidade, afirmou que a parceria com a instituição vai continuar. “Queremos construir um município de empreendedores, com um povo protagonista de sua história e de suas conquistas. Por isso, já estamos renovando as ações em parceria com o Sebrae, e intensificando a atuação de nossos agentes de desenvolvimento local e da Sala do Empreendedor”, garantiu o gestor público.

Fonte: SEBRAE/MA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s