Sebrae e Prefeitura realizam curso de melhoramento de farinha no Povoado Centrinho de Santana

Na última sexta-feira (31), foi encerrado o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae-MA, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, através da Secretaria de Agricultura. Foram capacitados 24 (vinte e quatro) pequenos produtores de farinha da comunidade de Centrinho do Santana, zona rural de Bequimão.

O objetivo do curso foi revitalizar a casa de farinha, capacitar tecnicamente os produtores, com a finalidade de agregar valor ao produto e aumentando a produção, e consequentemente, gerar renda às famílias dos pequenos produtores. A capacitação foi ministrada pelo especialista em mandiocultura, engenheiro agrônomo e consultor credenciado do Sebrae, Nelson de Alencar.

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, a capacitação alavanca a produção e dá qualidade ao produto. “Essa capacitação foi mais uma ação inserida no Projeto DET (Desenvolvimento Econômico e Territorial) no Litoral Ocidental, que vem realizando uma série de capacitações e ações de mercado para desenvolver as principais vocações econômicas de cada município incluído nesse território”, explicou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Além do melhoramento da farinha de mandioca, os produtores aprenderam a fazer sabão do tucupi, matéria prima da mandioca.

Para Rodrigo Martins, a técnica do trabalho rural faz toda diferença.” O preparo de mudas, do solo, o passo a passo do plantio, a rotação de culturas, controle de pragas e doenças, como fazer a colheita e a conservação pós-colheita e os derivados da mandioca que podem ser produzidos e consumidos foram algumas das técnicas demonstradas aos produtores das Associações dos Trabalhadores da Terra do Santana (ATRATES) e dos Assentados do P.A. (Padre Paulo) Fortim de Centrinho. Ao ter contato com essas técnicas, os produtores sentiram a necessidade de melhorar e aprimorar o produto para a comercialização no mercado interno e possivelmente externo. Perceberam uma grande oportunidade de negócio”, destacou o agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins

Estiveram presentes no encerramento do curso, o vice-prefeito Sidney Magal, o secretário de Indústria e Comercio, Ademar Costa, a secretária adjunta de Agricultura, Clenilde Pereira, a gerente regional do Sebrae de Pinheiro, Rosa Amélia e agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins, além de lideranças das comunidades.

Ao termino  do curso todos os 24 alunos capacitados receberam seus Certificados das mãos das autoridades presentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s