Bequimão discute critérios para adesão ao Polo Turístico Floresta dos Guarás

A secretária de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Keila Soares, juntamente com o adjunto Edmilson Pinheiro, acompanhados do agente de desenvolvimento Rodrigo Martins, representaram o município de Bequimão na reunião com os representantes dos municípios do Polo Turístico da Floresta dos Guarás. O evento discutiu a adesão do município de Bequimão ao Polo Turístico da Floresta dos Guarás e à Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

O Mapa é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo. É por meio do Mapa de Turismo que o Ministério idealiza e executa projetos e ações em prol do desenvolvimento do turismo em todos os polos do país.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) é o órgão delegado do Programa de Regionalização do Maranhão, e tem a missão de realizar a atualização do Mapa de Turismo Brasileiro de 2017.

Na oportunidade a equipe da Sematur definiu junto a Sectur, a entrega da documentação para adesão do município de Bequimão ao Polo Turístico da Floresta dos Guarás.

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013 atualizada  no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo instituído pela (Portaria nº 105, de 16 de maio de 2013 atualizada) que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo ministério. Ele é atualizado periodicamente, e conta com versões de 2004, 2006, 2009 e 2013 e 2016. Essa última versão conta com 2.175 municípios, divididos em 291 regiões turísticas. Os municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro 2016 foram estabelecidos através dos critérios, instituído pela Portaria nº 205, de 09 de dezembro de 2015.

De acordo com o mapa do Turismo, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. O Instrumento destaca apenas municípios que adotam o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local. Os municípios brasileiros foram categorizados a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Os municípios turísticos foram agrupados em cinco categorias, de A a E. Hoje o Polo Turístico Floresta dos Guarás é composto pelos municípios de Apicum-Açu, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

Bequimão, Bacuri e Central do Maranhão deverão fazer sua adesão agora em 2017 para compor o Polo.

 

POR SEMATUR/BEQUIMÃO

Fotos: Rodrigo Martins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s