Sebrae capacita pequenos empreendedores do terminal hidroviário de Cujupe

O Sebrae é parceiro do Governo do Estado do Maranhão, que por meio da Emap, irá transformar a área de embarque e comercialização dos produtos no Cujupe. Como parte da parceria, o Sebrae tem capacitado os pequenos empreendedores locais para a melhoria no atendimento.

 

Uma parceria entre o Sebrae e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), está levando capacitação a cerca de 90 pequenos empreendedores que comercializam produtos e alimentos no terminal de Ferry Boat do Cujupe, no município de Alcântara.

O terminal passa por uma ampla reforma, onde o Governo do Maranhão, por meio da Emap, está ampliando e modernizando o espaço. Com um investimento que ultrapassa os 12 milhões de reais, a obra irá transformar a área de embarque e comercialização.

Na etapa inicial, foi feito pelo Sebrae o levantamento do número de pequenos negócios no terminal e o perfil dos consumidores que utilizam os serviços. Agora, diversas ações com foco na capacitação e formalização dos vendedores estão sendo realizadas.

O pontapé inicial foi uma palestra sobre empreendedorismo, que destacou, entre outros aspectos, a importância da formalização e do planejamento que os empresários precisam ter para melhorar os seus negócios.

Uma palestra sobre boas práticas na manipulação, onde foram repassadas técnicas para o manuseio e preparo correto dos alimentos, evitando contaminações e desperdício também já foi realizada e, agora, as vendedoras estão aprendendo novas técnicas na elaboração e preparação de alimentos e comidas típicas.

“Os pequenos empreendedores do Cujupe receberão do Sebrae todo o acompanhamento que precisam para tornar seus pequenos negócios mais rentáveis. Temos uma preocupação especial em melhorar o atendimento feito por eles, a gestão financeira e a qualidade dos produtos oferecidos, o que trará inúmeros benefícios, não apenas financeiros, mas em qualidade para os clientes”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Para a gerente de Responsabilidade Social da EMAP, Deborah Baesse, a motivação em fazer o negócio crescer, será o principal impulsionador para que os empreendedores do terminal de Cujupe participem das ações de capacitação.

“Esta parceria entre o Sebrae e a Emap terá uma duração de quase dois anos, onde o Sebrae estará acompanhando cada um dos associados constantemente até o final do projeto, e as ações que estão sendo realizadas são muito importantes do ponto de vista motivacional. Eles vivem um despertar para o sonho do crescimento e até bem pouco tempo não existia essa possibilidade. Hoje, com essas ações, isso já pode ser visto neles”, afirmou Nogueira.

Antônio Dionísio Sousa administra, na companhia da esposa, uma pequena área onde comercializa alimentos. Hoje é presidente da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC), e segundo ele, as ações realizadas através da parceria entre o Sebrae e a Emap vem trazendo inúmeros benefícios para os pequenos empreendedores do local.
“Essa parceria entre o Sebrae e a Emap tem nos feito aprender como tratar melhor nossos clientes, oferecer um produto mais qualificado, chamando nossa atenção para a importância de os tratarmos bem para continuarmos sobrevivendo dos nossos pequenos negócios” afirmou Sousa.

O convênio segue um cronograma que terá a duração de 18 meses. E prevê ainda cursos, palestras, oficinas e consultorias especializadas nas áreas de finanças, gestão e associativismo. É o que garante a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

“Temos certeza que aliado às obras de melhoria do terminal, a capacitação dos empreendedores do Cujupe irá elevar consideravelmente o nível dos serviços na área”, garantiu Fernandes.

NOVO TERMINAL

Um novo terminal hidroviário, que foi concebido em estrutura multimodal, está sendo construído com um forte apelo sustentável. Ele contará com sistema de reaproveitamento de água das chuvas, uma nova área de convivência e estacionamento para os mais de 300 mil veículos que passam por lá todo ano. A área de embarque e desembarque dos passageiros, que recebe anualmente cerca de 1,7 milhão de pessoas, também será reformulada e oferecerá mais conforto aos viajantes.

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s