Sebrae anuncia missão técnica a Embrapa do Ceará

A articulação e o anúncio da missão inédita no estado do Maranhão, foi feita pelo Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins durante a V Feira de Ovinos e Caprinos de Bequimão.

 

A V Feira de Ovinos e Caprinos, que aconteceu no município de Bequimão no último fim de semana, é um evento preparatório para a Expocapril, exposição de caprinos que acontece todos os anos no mês de novembro e já se tornou uma data tradicional no calendário de eventos da região.

Criadores da região da Baixada e Litoral Ocidental aproveitaram a feira para comercializar seus animais e expor o potencial da caprinocultura na região. Criadores levaram para o parque de exposição animais de diversas raças, com procedência garantida e que atendem a todas as exigências da Agencia Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA).

A novidade do evento esse ano foi o anúncio, para os criadores da região, da realização de uma missão técnica prevista para acontecer no mês de setembro e que irá levar os empreendedores do campo que atuam no segmento, para conhecer a Embrapa, o maior centro de excelência em caprinos e ovinos do Brasil, que fica em Sobral – CE.

A articulação e o anúncio da missão inédita no estado do Maranhão, foi feito pelo Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e teve a aprovação dos criadores que já vivem a expectativa da capacitação que irá contribuir para a evolução dos negócios de cada um.

“Essa missão irá proporcionar conhecimento através do intercâmbio que será feito entre os estados no que desrespeito a manejo nutricional, manejo produtivo e principalmente a comercialização e o fortalecimento do mercado de ovinos e caprinos que eles trarão para cá e aqui poderão aplicar e compartilhar o conhecimento com outros criadores. Acreditamos que essa missão irá contribuir de maneira exponencial para o desenvolvimento da caprinocultura nessa região”, garantiu Martins.

Para o prefeito de Bequimão, José Martins, somente através das parcerias será possível ampliar e capacitar o segmento de ovinos e caprinos na região.

“O apoio que esses criadores vem recebendo do Sebrae é muito importante para a evolução da caprinocultura na nossa região e nós viemos aqui hoje também como apoiadores desse evento e da feira Expocapril que acontece em Novembro, para prestigiar e colocar mais uma vez a prefeitura de Bequimão a disposição dos criadores e criadoras para juntos, com parceria, construir feiras e exposições cada vez maiores e melhores em nosso município”, disse o prefeito.

O criador e presidente da Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), Leônidas Viegas Almeida, destacou a importância da feira para garantir a evolução da exposição em novembro e o apoio que os criadores vem recebendo através do Sebrae.

“Isso aqui é apenas uma pequena mostra do que se pretende fazer para novembro, lá nós teremos um projeto bem mais audacioso, com diversos criadores de fora onde iremos dar um dinamismo maior ao trabalho mantendo o crescimento da nossa exposição e o Sebrae tem um papel fundamental nesse processo. Desde quando nós conhecemos a instituição e passamos a receber esse apoio, a nossa evolução tem sido significativa por isso eu costumo dizer que o Sebrae é fundamental para todos os criadores de ovinos e caprinos da região”

EMBRAPA CAPRINOS E OVINOS
Criada em junho de 1975, a Embrapa Caprinos e Ovinos é uma das 47 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura em benefício da sociedade. Localizada em Sobral (CE), a unidade da Embrapa conta com uma base física, equipada com laboratórios para pesquisas que integram o Núcleo de Biotecnologia de Sobral (Nubis), que reúne ainda os laboratórios da Universidade Federal do Ceará, os da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará situados na cidade.

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s