Sebrae lança programa inédito no Maranhão que formará lideranças regionais no Maranhão

As lideranças que irão compor o programa, ao lado da equipe do Sebrae Maranhão durante o lançamento em Cururupu.

O lançamento aconteceu na manhã da última terça-feira (10) na cidade de Cururupu e reuniu 40 lideranças de toda a região do litoral ocidental maranhense.

 

Com o intuito de promover a integração e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão de um plano de ação para o território do litoral ocidental maranhense, de forma empreendedora e participativa, o Sebrae Maranhão lançou, na manhã da última terça-feira (10), na cidade de Cururupu, o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), realizado pela primeira vez no estado do Maranhão.

O Lider é um programa formulado pelo Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

“Um dos principais objetivos do programa Lider nessa região é a preparação deste território para o desenvolvimento que se avizinha, é preciso que nós tenhamos aqui empresários e gestores públicos preparados para receber novos investimentos, novos atrativos, turistas e empresários que com certeza chegarão aqui na região e o Sebrae contribuirá de maneira diferenciada nesse processo não apenas com o programa Lider mas com todo o seu leque de capacitações e orientações em políticas públicas e empresariais” garantiu o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins presente no lançamento do programa e principal articulador para que a região recebesse o Lider.

Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins em discurso no lançamento do programa Lider.

A região do Litoral Ocidental Maranhense, que concentra mais de 180 mil pessoas, foi a escolhida por ter uma forte vocação para o turismo e abrigar mais de três mil micro e pequenas empresas. O programa envolve agentes públicos e privados de 11 municípios da região. Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão são os municípios envolvidos.

Além do Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, estiveram presentes na solenidade de lançamento,  a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Rachel Jordão, a gerente de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Corrêa; a Gerente Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, acompanhada dos gestores de projetos do Sebrae Maranhão; os prefeitos Ismael Monteiro, de Central do Maranhão; Anderson Wilker de Alcântara; Jadilson Coelho de Mirinzal, e a anfitriã do lançamento do Lider, Professora Rosinha, Prefeita de Cururupu; além de lideranças políticas e empresariais locais e da região.

“Eu tenho certeza que esse programa trará desenvolvimento para região através da união de forças entre a sociedade civil, o empresariado e o poder público, pois o desenvolvimento depende da união desses diversos segmentos. Estamos muito felizes com mais essa grande parceria junto ao Sebrae e iremos trabalhar duro, combater o bom combate, para que as mudanças positivas de fato aconteçam no nosso município e na nossa região” destacou Rosinha.

Na ocasião, o criador da metodologia do Programa Lider, Augusto Portugal, destacou em sua palestra as principais características que o grupo formado precisa ter para que o projeto alcance os resultados esperados.

“Um dos principais alicerces do programa Líder, parte da formação de um grupo que caminhe em conjunto, onde um fortalece o outro e o grupo fortalece a região com a elaboração de um plano de desenvolvimento ao final do processo. Por isso é tão importante que o grupo formado seja coeso e comprometido com o real desenvolvimento da região onde o programa está sendo desenvolvido” destacou Portugal.

O jovem Danilo Alcântara herdou da mãe o amor em hospedar e cuidar bem das pessoas, há 39 anos a família do empresário atua no ramo de hotelaria na cidade histórica de Alcântara. Danilo, foi um dos selecionados para participar do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional e destacou a iniciativa do Sebrae em promover a capacitação que segundo ele só trará benefícios para o desenvolvimento da região.

“Essa é uma oportunidade única de desenvolvermos a nossa região do litoral ocidental através da integração entre os municípios fortalecendo o esse roteiro, essa região. Só nos resta abraçar essa oportunidade, que nos foi dada pelo Sebrae, com compromisso para que possamos alcançar os objetivos que sem dúvida são de interesse de todos” frisou Alcântara.

Empresário do segmento de hotelaria Danilo Alcântara que participará do programa Lider.

Como parte da metodologia do programa, ao final do lançamento, os prefeitos presentes e as lideranças dos municípios assinaram um Termo de Compromisso para realização do Programa Líder no Litoral Ocidental Maranhense.

O prefeito de Alcântara Anderson Wilker que participará do programa, destacou a iniciativa do Sebrae em promover, segundo ele, mais uma mecanismo que contribuirá para o desenvolvimento da região.

“Eu tenho certeza que ao final desse programa pioneiro teremos um resultado muito satisfatório e iremos em busca de implantar as estratégias construídas durante esse programa. Temos muita sorte em ter uma instituição como o Sebrae atuando de maneira tão intensa e eficaz na nossa região, por isso precisamos aproveitar ao máximo as oportunidades ofertadas para o nosso desenvolvimento” enfatizou Wilker.

A Gerente Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, enfatizou a importância da região do litoral ocidental para o Sebrae. “Acreditamos no potencial da região, não apenas no turismo mas em diversos outros aspectos por isso nos propusemos a contribuir com esse desafio que é o programa Lider e acreditamos que o plano estratégico de desenvolvimento que será construído irá de fato ser implementado na região” projetou Fernandes, responsável por atender a região do litoral ocidental.

 

CRONOGRAMA DO PROGRAMA LIDER

Coube a gerente de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Corrêa, apresentar o cronograma de realização do Programa Líder no Litoral Ocidental Maranhense.

O programa é dividido em 08 encontros que acontecem sempre uma vez por mês, onde serão discutidas, entre outras propostas, o projeto de gestão compartilhada para mudança, o desenvolvimento através das lideranças empreendedoras, oportunidades de articulação e negociação, formulação de estratégias de desenvolvimento que passando pela institucionalização e governança do desenvolvimento que culminará na elaboração de um plano de ação que contribuirá para o futuro sustentável da região.

O resultado final do programa será submetido ainda a dois fóruns de monitoramento dos compromissos regionais e se transformará em um plano estratégico de desenvolvimento regional.

“Recomendei que as oficinas começassem por Cururupu – que está geograficamente localizado no coração da Floresta dos Guarás -, mas já recebi demandas de outros municípios da região para sediar as ações do projeto. Fico feliz com essa repercussão porque mostra o comprometimento dos prefeitos, os líderes regionais que foram legitimados pela sociedade e que devem ser condutores das ações junto conosco” concluiu João Martins, Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão.

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s