Zé Martins participa da 1ª Marcha das Margaridas na cidade de Bequimão no Dia Internacional da Mulher

Uma passeata batizada de “Marcha das Margaridas” realizada na manhã desta quinta-feira, dia 8 de março na cidade de Bequimão, reuniu dezenas de pessoas incluindo homens e mulheres (jovens e adultos) de várias regiões do município. A ação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em parceria com a Prefeitura, Sebrae-MA e Secretarias Municipais para reivindicar direitos dos trabalhadores no Dia Internacional da Mulher.

Com o tema “Mulheres e jovens rurais unidos pela conquista e manutenção de direitos”, a “Marcha das Margaridas” é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de Movimentos Feministas e de Mulheres. A passeata é um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Por ser permanente, as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem consequências perversas à vida delas.

Realizada a partir de 2000, a Marcha tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação de mulheres da América Latina.

Em Bequimão, autoridades como o prefeito Zé Martins participaram da ação que teve concentração na Rodoviária Municipal, percorrendo as principais ruas da cidade, passando pela sede do sindicato e encerrando a marcha em frente à Prefeitura na Praça da Matriz. No final da marcha representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que presidido por uma mulher, entregou uma carta nas mãos do prefeito Zé Martins que prontamente assinou a reivindicação.

Para Maria Kelly, secretária de juventude do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão, a Marcha das Margaridas busca conquistar mais oportunidades para os jovens do campo. “A maio que está aqui é trabalhadora rural e isso busca conquistar novas oportunidades para nós mulheres, principalmente para o jovem do campo, com mais saúde, educação e contra a violência”, destacou a sindicalista. 

A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão (STTR), Vangélia Castro Martins, destacou a importância da marcha para a classe trabalhadora de todos os seguimentos. “É um alerta para o nosso município, já que este evento está acontecendo pela primeira vez em Bequimão. Convocamos todas as secretarias, já que o objetivo não são apenas os trabalhadores rurais, mas trabalhadores como servidor público, pescador e população em geral”, destacou a presidenta.

A secretária da mulher, Maria dos Remédios destaca a importância da manutenção de direitos e conquistas. “Além de termos adquirido nossos direitos, é necessário mantê-los, como a licença maternidade, que querem retirar. O tema da marcha já diz tudo, manutenção de direitos conquistados”, destacou.

E para quem achava que a Marcha das Magaridas seria apenas ara mulheres, se enganou. Homens bequimãoenses também participaram, como foi o caso de Edimilson Abreu (secretário de meio ambiente do STTR). “As mulheres tem o mesmo direito dos homens. E isso mostra suas conquistas de espaço na sociedade, e o sindicato está desenvolvendo tudo isso para mostrar ao poder público a importância dela na sociedade”, disse.

Para Rodrigo Martins, coordenador da Sala do Empreendedor em Bequimão, a mulher tem sido agraciada e conquistado seu espaço. “A sala do empreendedor sempre foi uma parceira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, já fizemos vários cursos de capacitação voltados para as mulheres, e é uma entidade que tem o respeito da gestão do prefeito Zé Martins, que é um grande incentivador das caudas sindicais e também das mulheres trabalhadoras do nosso município”, destacou.

A gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes esteve presente e destacou a importância da Marcha das Margaridas. “Estamos aqui justamente para fortalecer cada vez mais o lado empreendedor da mulher, é um trabalho que estamos fazendo junto com o sindicato, e com o apoio da prefeitura de Bequimão, para que cada vez mais está capacitando essas mulheres, como já foi anunciado pelo prefeito Zé Martins, estaremos desenvolvendo aqui um curso chamado ‘Mulheres Empreendedoras”, falou.

A secretária municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, destacou as conquistas na gestão do prefeito Zé Martins. “Além de reivindicar, comemorar as conquistas diante de uma sociedade as vezes machista, mas nossos espaços estão sendo garantidos. Aqui em Bequimão tem grande parte da gestão municipal é mulher, e com isso vamos colocando a sensibilidade do valor valor da mulher na nossa gestão”, enfatizou.

A união do sindicato dos trabalhadores rurais e o poder público municipal tem gerando grandes conquistas aos trabalhadores. “Em nossa gestão não poderíamos deixar de fora uma programação tão importante como esta, pela importância que tem as mulheres para o desenvolvimento de Bequimão em nossa gestão, como mãe, educadora, médica, enfermeira, comerciante, pescadora e trabalhadora rural, além de outras profissões, tanto na luta, quanto nas vitórias. São essas lutas e conquistas que de fato conseguiram mudar o mundo, a relação homem/mulher para o bem. Desta forma a gente só tem a comemorar junto com elas as conquistas e dizer que o mundo é melhor devido a presença delas, que são mulheres divinas. Ficamos muito feliz em dizer que somos parceiros de todas as entidades de classe e a prefeitura estará sempre a inteira disposição”, finalizou o prefeito Zé Martins.

Estiveram presentes o prefeito Zé Martins, secretários municipais, vereadores, lideranças sindicais, lideranças quilombolas e políticas, professores, trabalhadores e trabalhadoras rurais, jovens e adultos, homens e mulheres, representantes do Sebrae-MA e população em geral.

 

Fotos: Rodrigo Martins

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s