Prefeitura de Bequimão realiza ações Psicossociais em comunidades quilombolas

O trabalho visando beneficiar as comunidades quilombolas em Bequimão é uma das metas do prefeito Zé Martins desde sua primeira gestão em 2013. Desta vez foram contempladas com as ações executadas pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Cultura e Promoção da Igualdade Racial durante os meses de Janeiro e Fevereiro, 04 comunidades remanescentes.

Com as temáticas “Desenvolvimento Psicossocial” – Limites na Primeira Infância e “O Uso de Drogas e a Violência Doméstica e Familiar em Comunidades Tradicionais”, as comunidades se uniram e fizeram-se presentes nas Associações de Moradores para prestigiar as ações e participar das discussões e confraternizações ao final dos eventos.

No dia 24 de Janeiro a ação foi realizada no Quilombo Ramal do Quindíua, onde o psicólogo do CREAS, Wanderson Farias, que é negro e militante das relações raciais, orientou as famílias sobre a importância da educação de princípios, valores e normas na primeira infância. Período que vai de 00 aos 06 anos de vida da criança.

No dia 31 de Janeiro foi a vez do Quilombo Santa Rita, receber a ação. Os moradores lotaram o Centro de Convivência da comunidade para discutirem as peculiaridades da primeira infância.

Já no dia 21 de Fevereiro, a ação aconteceu no Quilombo Pericumã. Desta vez com a temática das drogas e suas influências na violência domestica. As famílias presentes foram orientadas e aconselhadas sobre modelos de prevenção e enfrentamento.

O encerramento do ciclo de palestras da ação aconteceu no Quilombo Rio Grande, dia 28 de fevereiro. A comunidade compareceu e as discussões foram muito proveitosas acerca dos limites na primeira infância e sua influência na formação da personalidade das crianças.

Para o secretario de Assistência Social de Bequimão, Josmael Castro, desenvolver parcerias é uma das metas de sua gestão à frente da pasta. “Promover desenvolvimento psicossocial é o nosso objetivo. Em 2017 fizemos muito, e em 2018 não será diferente”, ressaltou.

A Secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, acompanhada de sua Adjunta, Deca Alves, estive presente em todas as ações, e promoveu a articulação entre as comunidades junto às lideranças, o que possibilitou o êxito das ações.

“As ações foram uma extensão da 5ª Semana do Bebê Quilombola. Uma vez que o CREAS só esteve em 05 comunidades durante a Semana que ocorreu no mês de Novembro. E nosso objetivo era atender todas as 11 comunidades. Esse também é o objetivo do prefeito Zé Martins, que não tem medido esforços na execução de ações que levem desenvolvimento para as comunidades quilombolas de Bequimão”, finalizou.

O prefeito Zé Martins destacou o trabalho realizado em sua gestão com as comunidades quilombolas. “Temos um trabalho realizado em todas as comunidades quilombolas. Estamos ampliando ainda mais, e se Deus quiser vamos mudar a vida desse povo, que luta todos os dias para desenvolver nosso município. Criamos a Semana do Bebê Quilombola, que é lei e mudou a história dessas comunidades. Já não existe uma comunidade quilombola em Bequimão sem uma ação do município. Todas estão ligadas por estradas, e nenhum prefeito na história de Bequimão deu tanta atenção aos quilombos. Muitas ações ainda serão realizadas nas comunidades em nossa gestão”, disse o prefeito.

As comunidades que desejarem ações como estas podem solicitar diretamente no CREAS, que fica localizado na Rua Vitorino Freire, Centro da cidade de Bequimão, em frente ao Cartório. Atendimento de Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou procurar a Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, que funciona na Sede da Prefeitura de Bequimão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s