Sebrae firma parceria com prefeituras e capacita dezenas de gestores públicos municipais

As ações integram uma estratégia institucional da empresa para ampliar o ambiente legal favorável às micro e aos pequenos negócios locais.

Desenvolver uma gestão pública orientada para resultados. Esse é o objetivo de prefeituras municipais da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense e região do Munim, que firmaram parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA) para realização de oficinas que tem capacitado secretários municipais, diretores, coordenadores e assessores da gestão pública em ferramentas baseadas em planejamento estratégico.

Desde o ano passado, já foram beneficiados técnicos e gestores das prefeituras de Alcântara, São José de Ribamar, Bequimão, Morros e Cururupu, que sediaram a realização da Oficina “Gestão Pública orientada para Resultados”, promovida pelo Sebrae-MA. “O Sebrae tem um compromisso com o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo em todo o estado do Maranhão e entendemos que ações de políticas públicas são essenciais para que esse desenvolvimento de fato aconteça. Para isso, os gestores municipais e suas equipes precisam trabalhar alinhados e focados em ações que de fato gerem maior resultados a população. Por esse motivo, temos atendido as solicitações das prefeituras que nos tem demandado esse tipo de capacitação”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

O primeiro município da região a receber a oficina foi o município histórico de Alcântara, onde cerca de vinte e sete servidores participaram da capacitação, que marcou o início da parceria entre a instituição de fomento e o órgão de gestão municipal. “Essa é uma excelente parceria que já está consolidada e da qual já estamos colhendo bons frutos. fortalecendo as nossas iniciativas na gestão do município” afirmou Anderson Wilker, prefeito de Alcântara.

Capacitação reuniu secretários em Alcântara

Já em Cururupu, 43 servidores públicos ligados à prefeitura municipal, participaram da construção da estratégia de atuação voltada para o olhar da sociedade em relação ao poder público municipal, com o objetivo de desenvolver ações com maior impacto positivo junto aos munícipes.

Prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, dá as boas-vindas aos secretários e agradece a iniciativa do Sebrae

A necessidade de um planejamento estratégico para uma atuação mais eficaz das secretarias municipais em Cururupu, foi observada pela prefeita, Professora Rosinha, que buscou o apoio do Sebrae para viabilizar a ação. “Temos tudo para avançar e para isso precisamos planejar melhor nossas ações. É nesse ponto que a parceria com o Sebrae foi providencial”, afirmou Rosinha.

Outro município da região que recebeu a capacitação foi Bequimão, cidade localizada no coração da Floresta dos Guarás e que tem hoje pouco mais de 24 mil habitantes. Lá, trinta servidores públicos municipais ligados à prefeitura local, participaram do treinamento. Para o prefeito de Bequimão, José Martins, traçar metas objetivas melhora a gestão municipal e aprimora as políticas públicas voltadas para a população.

“Precisamos aproveitar as parcerias como esta, do Sebrae, para retirar o melhor para a gestão do município. Nossos secretários estão focados em oferecer o melhor para a população, mas para isso precisam também ser capacitados. Tenho certeza de que os resultados desta ação serão percebidos logo pelos nossos munícipes” afirmou o prefeito.

Grupo de servidores municipais de Bequimão sendo capacitados

Morros – No último dia 03, foi a vez da região do Munim, onde o município de Morros recebeu a capacitação. Cerca de quarenta servidores públicos municipais participaram da Oficina de Planejamento Estratégico – Foco em Resultados, promovida pelo Sebrae Maranhão, por meio de sua Unidade Regional Lençóis Munim, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Oficina realizada em Morros, no último dia 03, reuniu quarenta servidores da prefeitura

A ação foi resultado de um alinhamento institucional que envolveu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e o prefeito de Morros, Sidrack Feitosa, que solicitou a capacitação considerando a importância de um alinhamento de seu secretariado e assessores, para a construção de estratégias que gerem melhor execução de projetos com maior impacto junto aos munícipes.  Na ocasião, o prefeito foi representando pela primeira dama, Eliane Feitosa, que participou de toda a capacitação. “A Prefeitura de Morros nos procurou para compartilhar um desafio: transformar a vocação turística do município em vetor de desenvolvimento sustentável baseado no empreendedorismo. Aceitamos o desafio e realizamos a oficina para que possamos caminhar juntos com os gestores locais e possamos aproveitar ao máximo as inúmeras oportunidades de crescimento que vislumbramos a partir da construção realizada durante a capacitação”, comentou o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins.

por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s