Embaixador israelense participa de Encontro de Soluções Empreendedoras no Sebrae

O embaixador de Israel no Brasil, Yossy Shelley, apresentou oportunidades de negócios disponíveis em seu país

 

São Luís – O Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves, e o diretor superintendente da instituição, João Martins, receberam o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para Encontro Soluções Empreendedoras com Embaixada de Israel e Sebrae.

A ação aconteceu na manhã de segunda-feira (9), no auditório Armando Gaspar, na sede do Sebrae , no Jaracaty. Na ocasião, o embaixador israelense fez uma explanação sobre as oportunidades de negócios geradas pelas políticas públicas adotadas pelo governo do país.

“Israel teve que criar alternativas de desenvolvimento porque não dispomos de recursos naturais para sustentar o país. Assim, hoje empregamos cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em projetos e programas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e 9,2% em educação. Estamos colhendo os resultados hoje: o pendrive foi inventado em Israel, startups como o Waze e Wix são israelenses, grande parte da água consumida é dessalinizada e somos o terceiro país em empresas listadas na Nasdaq”, disse o diplomata.

Além disso, Shelley disse que o evento com o Sebrae foi gratificante porque é a instituição que mais trabalha pelo Empreendedorismo no país. “O Sebrae tem um trabalho reconhecido e consistente no fomento ao empreendedorismo e julgamos que seria pertinente trazer a nossa experiência para o empresariado local. É a instituição mais recomendada para este tipo de ação”, completou o embaixador de Israel.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a visita trouxe conhecimento sobre o fomento ao empreendedorismo. “No Sebrae, somos entusiastas da formação empreendedora e não é à toa que mantemos há anos o programa nacional de educação empreendedora, o PNEE, como uma das nossas principais ações. Hoje, já atendemos mais de 4 mil maranhenses em idade escolar e nas nossas universidades para transformá-los nos futuros empreendedores. Além disso, temos muitas ações que visam despertar o empreendedorismo entre os nossos conterrâneos. No entanto, entendemos que não existe nada que não possa ser melhorado e estamos ávidos pelas informações e conhecimento que este evento nos trará sobre empreendedorismo”, disse em seu discurso.

Segundo o presidente do CDE do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves, o Brasil sempre acreditou no estado de Israel, desde o momento de sua fundação. “Esperamos que o senhor embaixador possa conhecer as potencialidades do nosso estado, assim como os brasileiros viram o potencial de Israel e acreditaram nesta jovem nação. Até porque a cada dia estamos mais envolvidos pela globalização e estreitar laços com parceiros é algo importante neste momento”, afirmou Baldez.

Ao final do evento, Edilson Baldez, João Martins e a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão, entregaram ao embaixador Yossi Shelley uma camisa da seleção brasileira, um quadro com o brasão de armas do estado de Israel feito por uma ceramista maranhense atendida pelo Sebrae e um catálogo de artesanato da Grande São Luís. “Este quadro vai para a fachada da Embaixada, porque ele foi muito bem produzido e merece que seja visto pelo maior número de pessoas possível”, disse o diplomata.

REPERCUSSÃO

Diversas autoridades estaduais e dos municípios maranhenses participaram do Encontro Soluções Empreendedoras com a Embaixada de Israel e Sebrae e comentaram a importância da ação no Auditório Armando Gaspar.

O representante do governo estadual – o secretário e estado de Programas Especiais, Enos Ferreira – afirmou que várias parcerias já acontecem entre Israel e o Maranhão. ”Já temos parcerias em segurança pública, estamos avançando em outras formas de parceria como é o caso da fazenda modelo Israel Maranhão e projetos de dessalinização e tratamento de água”, observou.

Já o prefeito de Guimarães, Oswaldo Gomes, que na ocasião representou os prefeitos maranhenses, disse que o pequeno estado judeu tem muito a ensinar as prefeituras. “É um país pequeno, como uma população quase com o mesmo volume do Maranhão, mas tem um povo que buscou soluções e tem muito a nos ensinar. A parceria será fundamental para que possamos crescer”, comentou.

Também estiveram presentes a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Socorro Noronha; o deputado estadual Cabo Campos; o Secretário de Estado de Indústria e Comércio, Expedito Rodrigues; os prefeitos de Cururupu, Rosária de Fátima Chaves; de Grajaú, Mercial Arruda; de Apicum-Açu, Cláudio Cunha; de Central do Maranhão, Ismael Monteiro Costa; o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta; a chefe da Assessoria Especial do Maranhão, Anna Caroline Marques; o Assessor de relações internacionais da UFMA, Lívio Martins, e as coordenadoras da Frente Global pró-Israel, Odinea Ketten e Marileide Rocha.

Da ação no Sebrae, Yossi Shelley, prosseguiu com uma agenda de ações na capital com a prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Maranhão e Governo do Estado até a tarde de terça-feira (10). Depois prosseguirá para Imperatriz, onde também cumprirá agenda institucional.

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s