Francisco Padilha lança livro sobre 60 anos da chegada dos padres Piamartinos no Brasil

O maestro e professor de música, Francisco Padilha, lança na próxima sexta-feira (5), às 19h, na livraria AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independente), o livro Pietas e Labor – a saga dos padres piamartinos no Nordeste do Brasil (Edufma).

A obra é um registro histórico dos 60 anos de chegada da missão dos padres piamartinos, que vieram da Itália para o Brasil, mais precisamente para o Nordeste. O título Pietas e Labor é uma tradução do lema dos religiosos e significa “prece e trabalho”, que traduz o propósito de investir no ser humano por meio do Ensino Profissionalizante e de outras ações. Para os padres, ajudar os menos favorecidos a produzir seu próprio sustento é um caminho para diminuir a desigualdade.

Os religiosos conhecidos como Piamartinos são irmãos e sacerdotes que, inspirados pelo seu fundador, São João Piamarta, possuem como carisma próprio a educação à vida da juventude pobre do mundo do trabalho. Para atingir este objetivo, desenvolvem sua missão nas escolas profissionais de modo a oferecer aos jovens pobres, além de um aprendizado intelectual, também uma capacitação técnica. As atividades de promoção humana são realizadas nos orfanatos, acolhendo em regime de internato ou semi-internato os mais carentes e necessitados. Este carisma encontra nas paróquias uma expressão muito positiva para se manifestar no âmbito pastoral. Neste sentido, as paróquias desenvolvem atividades de animação pastoral para crianças, adolescentes e jovens, priorizando a educação de fé.

Padilha, que foi secretário de Cultura do Governo do Estado, afirma que os piamartinos possuem até hoje uma importância muito grande, com sua “obra transformadora”, nos locais onde viveram como em Pacoti (CE), nas proximidades de Fortaleza. Natural de São Bento, o autor relata que hoje no município só restou o padre Lorenzo Franzoni, ainda fazendo um trabalho no Recanto da Paz, local de convivência e de terapias para pessoas com necessidades especiais, que sobrevive de doações. A renda da venda dos livros vai ser toda revertida para o lugar.

O autor – bacharel em Trompete pela Universidade de Brasília (UnB), com licenciatura em Música pela Universidade de Brasília, é doutor em Música pela Universidade de Aveiro/Universidade de Viena, com Estudos Complementares na Queens University de Belfast e revalidado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Direção Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal), revalidado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente como instrumentista (trompete), composição e arranjo no Metal & Cia, regente da Big Show Band de São Luís (MA)

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s