Cerveja de mandioca beneficia agricultores de Bequimão

Agricultores familiares do município de Bequimão entregaram nesta semana 30 toneladas de mandioca, matéria prima utilizada para produção da cerveja Magnífica, novo produto da cervejaria Ambev, vendido exclusivamente no Maranhão.

A produção vai para a fábrica de processamento de mandioca na cidade de Araripina/PB, onde será processada e transformada em fécula para a extração do amido que é levado à cervejaria Ambev, em São Luís.

A fécula vem das mandiocas plantadas por pequenos produtores rurais do município, que garante a manutenção da cadeia produtiva da mandioca na região. Bequimão é o único município da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense que está fornecendo o produto para a Ambev, devido à expressiva produção do cultivo de mandioca.

Foram negociados com a Ambev, 100 toneladas de mandioca envolvendo mais de 20 famílias de pequenos produtores. O primeiro carregamento, realizado na semana passada, foram entregues 29 toneladas e nesta semana, 30. Nas próximas duas semanas, os produtores do município estarão entregando o restante da produção, que provavelmente ultrapassará a quantidade negociada.

A colheita está sendo feita nas propriedades dos pequenos agricultores familiares nos povoados de Ariquipá, Areal, Marajá, Sibéria, Santa Rita, Monte Alegre, Matinha, Vila Nova, Zé Filipe, Frederico, Santana, Macajubal, Centro dos Câmaras, Baixo Escuro, Jacioca, Floresta e Tapéua que recebem incentivo, orientação e apoio da Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

Seu Reginaldo, produtor rural do povoado Areal, vendeu mais de 4 mil Kg de mandioca. Ele comemora a boa safra possibilitada pelo inverno, que aumentou a produção e celebra também, o novo mercado que se abriu a partir do fornecimento do produto para a cervejaria: “Se eu não fosse vender essa mandioca, ela iria estragar toda a produção que era pra fazer farinha”, relata com satisfação o produtor rural.

Segundo o secretario de Agricultura do município de Bequimão, Creuber Pereira, a cerveja feita com mandioca cultivada pelos agricultores, vai gerar uma nova expectativa em relação a produção cultivada no município que irá beneficiar os produtores que enxergam um novo mercado consumidor destinando boa parte da safra para a Ambev, além é claro, de produzirem para o comércio interno da venda de farinha.

O presidente da Ambev, Bernardo Paiva, almeja que a cerveja Magnífica se torne um produto de referência do Maranhão que exalta as tradições, os costumes e a cultura local, trazendo em sua identidade as cores alegres do Bumba-meu-boi, do tambor de crioula e dos azulejos que revestem os casarões coloniais da capital maranhense. “Ela foi criada para homenagear os maranhenses, que têm cultura rica, singular e marcante”, explica o presidente da Ambev.

Fotos: Rodrigo Martins

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s