UNB confirma tremor de terra em Bequimão

Foto: Reprodução / Google Maps

Bequimão foi atingida por um forte tremor de terra, na última sexta-feira (13), segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB). O epicentro do tremor, com magnitude de 3.1 na escala Richter, aconteceu em São João Batista, município localizado a 100 Km de distância.

De acordo com moradores de Bequimão, o impacto do abalo sísmico pôde ser sentido nos bairros Centro, Estiva, Cidade Nova e também nos povoados Paricatiua, Balandro, Barroso, Santana e Calhau. “Senti um tremor muito forte. Vocês sentiram? Bequimão tremeu e só algumas pessoas perceberam”, contou Juliana Santos, minutos depois, no Facebook.

Foto: Reprodução / Facebook


Em entrevista à TV Mirante, nesse sábado (14), o professor de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Oliveira, explicou o que pode ter acontecido. “Existe um sensor na Baixada Maranhense que pode detectar se houve um abalo superficial entre São João Batista e Bequimão. Outra hipótese é a queda de um meteorito. Isso também é factível, porque a queda provoca uma onda de choque que pode abalar aquela região”, informou ele.

No Santana, uma casa apresentou rachaduras. Já no Paricatiua, moradores, assustados, saíram de suas residências. “Estávamos em casa quando a terra tremeu. Nunca presenciamos nada parecido. Muitos deixaram suas casas, com medo do que poderia acontecer”, revelou Leandro Rodrigues.

Foto: Reprodução / Internet

Por se tratar de um fenômeno inédito em Bequimão, Antônio Oliveira disse que a preocupação da população é compreensível, mas deve ser amenizada. “Se ocorreu uma acomodação das placas tectônicas na região, a Rede Brasileira de Sismologia estará atenta, caso haja previsão de novos eventos. Quanto à queda de um outro meteorito, dificilmente acontecerá novamente, em um curto espaço de tempo. Isso é uma coisa estatisticamente inviável”, tranquilizou o professor.

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s