Prefeitura de Bequimão entrega 10 kits de recém nascidos para gestantes em comunidades quilombolas

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, entregou, nesta quinta-feira (02), 10 kits de recém nascidos para gestantes de comunidades quilombolas certificadas e em processo de certificação pela Fundação Palmares.

Os kits foram doados pela enfermeira Rayane França, do Centro Municipal de Saúde Santo Antônio. O secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, acompanhado da enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya M. Freitas, foi quem entregou o material.

Os kits de recém nascido contêm cobertor, toalha de banho, toalhas de boca, pote de lenço umedecido, camisetinha, meias, calça enxuta e 3 camisetas.

O material foi entregue para as gestantes Ediana Castro Rodrigues e Elinalva D. C. Castro Rodrigues [quilombo Ariquipá], Marisa Cantanhede França [quilombo Mafra], Meirinalva Ferreira Alves [quilombo Águas Belas], Joana Pereira Ferreira [quilombo Santa Tereza], Jaciane Rodrigues Correa e Jaqueline Rodrigues Damascena [quilombo Pericumã], Mirelia Boaz, Paloma Cristina Boaz Rodrigues e Samara Brito [quilombo Marajá].

Para o secretário Rodrigo Martins, ação dessa natureza chega sempre em boa hora para quem tem dificuldades para comprar. “Essa ação garante um direito básico do ser humano, o de ter o que vestir, principalmente nesta fase, em que o bebê precisa de uma vestimenta confortável e limpa. Isso gera satisfação e segurança para a mãe, que neste caso não tem condições financeiras de adquirir roupas para seu filho recém-nascido ou que ainda está por nascer. Além disso, traz dignidade para um novo cidadão que vem ao mundo”, descreveu.

De acordo com a enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya Freitas, a Prefeitura de Bequimão realiza o pré-natal, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS/Estratégia Saúde da Família.

Segundo Astrid Freitas, as gestantes são informadas pela equipe que passarão a ser assistidas, mensalmente, durante toda gestação, parto e puerpério. A coordenadora ressaltou, ainda, que a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, libera medicamentos, exames de sangue e ultrassonografia, de forma gratuita, principalmente às gestantes carentes.

por A Tribuna de Bequimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s