Imagem

Convite!

Anúncios
por A Tribuna de Bequimão
Imagem

Sebrae quer estruturar turismo religioso na Baixada e Litoral Ocidental

 

img-20160120-wa0009

Os festejos de São Sebastião, homenageado em diversos municípios das duas regiões, deram início ao estudo do Sebrae.

 

Estruturar como produtos turísticos os festejos religiosos mais significativos da Baixada e Litoral Ocidental Maranhenses é mais um desafio que o Sebrae estadual resolveu levar para si com o firme propósito de ampliar as oportunidades aos pequenos negócios nessas duas regiões.  No mês de janeiro, a instituição iniciou o mapeamento das festas em homenagem aos santos por meio do Observatório Sebrae e uma equipe de consultores já está em campo realizando o estudo.

O mapeamento está centralizado, em um primeiro momento, nos 24 municípios da regional do Sebrae em Pinheiro, incluindo os 11 atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial – DET Litoral Ocidental: Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

 

Os consultores do Sebrae já percorreram os municípios de Bacuri e Peri-Mirim e povoados de Bequimão onde acontecem o Festejo de São Sebastião; Alcântara, que tem na Festa do Divino Espírito Santo e São Benedito suas principais expressões do turismo religioso; Pinheiro, onde acontece o Festejo de Santo Inácio de Loyola, além de Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.

 

“A ideia é deixar que essas manifestações culturais, que são tão arraigadas aqui no Maranhão como já constataram estudos na área de Antropologia, deixem de ser somente atrativos e sejam estruturados como produtos turísticos a somar com o desenvolvimento das regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense. Para que possamos ter êxito no nosso objetivo, no entanto, precisaremos que gestores municipais e a própria comunidade dessas localidades estejam conscientes da importância econômica dos festejos”, aponta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, comentando que as pesquisas iniciais nas duas regiões indicam que tanto prefeitos quanto a população local, em sua maioria, só percebem o caráter religioso e cultural dessas festividades.

 

“Porém, os festejos religiosos podem ser esteio para o fortalecimento de diversas atividades econômicas se forem, a exemplo do comércio varejista, dos meios de alimentação e hospedagem e da produção associada ao turismo, contribuindo para a oferta de mais trabalho e renda para a população, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Desde que estejam estruturados como produtos turísticos”, sinaliza Martins.

O diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins, ressalta que os festejos religiosos podem ser esteio para o fortalecimento de diversas atividades econômicas nos municípios.

O diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins, ressalta que os festejos religiosos podem ser esteio para o fortalecimento de diversas atividades econômicas nos municípios.

No Brasil, os números do turismo religioso são estimulantes: dos R$ 492 bilhões movimentados no país pelo setor em 2016, segundo o Ministério do Turismo (MTur), cerca de 3%, ou seja, R$ 15 bilhões foram alavancados pelo segmento. “Os valores são significativos e, o Maranhão, com suas festividades religiosas de características ainda originais, pode, sem sombra de dúvidas, vir a ser um grande expoente nacional do turismo religioso”, acredita o diretor superintendente do Sebrae estadual.

 

No país, as principais festas religiosas são voltadas ao catolicismo e às religiões afro-brasileiras, o que se repete no Maranhão. Nas regiões da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, os festejos religiosos são coordenados pelas paróquias ligadas à Igreja Católica, quilombos e centenas de terreiros de cultos afro.

 

Após a conclusão do diagnóstico, que finaliza em março, o Sebrae vai analisar os resultados, iniciar o processo de conscientização de gestores públicos e população local ao mesmo tempo em que estrutura ações efetivas para concretizar o seu intento de estruturar o turismo religioso na Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

 

Roteiros da fé no Brasil e Maranhão

Os principais roteiros de fé do país estão localizados nas cidades de Aparecida (São Paulo), onde está a Catedral de Nossa Senhora de Aparecida; Belém (Pará), promotora da Festa do Círio de Nazaré; Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri, extremo sul do Ceará, onde a estória de vida e os milagres do Padre Cícero alimentam a esperança de milhões de devotos do santo; Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, cenário da peça Nova Jerusalém e Nova Trento, em Santa Catarina, que passou a receber um número grande de visitantes após a beatificação de Madre Paulina em 1991, e sua consequente canonização em 2002, fazendo dela a primeira santa brasileira.

 

No Maranhão, além do município de Alcântara com suas Festas do Divino e de São Benedito, as festas religiosas de maior destaque no estado são os Festejo de São José de Ribamar (município de mesmo nome), São Raimundo Nonato dos Mulundus (em Vargem Grande) e de São Sebastião (em Passagem Franca e Carutapera). No município de Vargem Grande, inclusive, o Sebrae já realizou um levantamento sobre o festejo e a unidade regional em Chapadinha está dando andamento às ações para o desenvolvimento do empreendedorismo nas homenagens a São Raimundo Nonato dos Mulundus.

 

 

Observatório Sebrae

O Sebrae desenvolveu um site com informações atuais e importantes que ajudam empreendedores em geral nas decisões para abrir uma empresa ou manter-se no mercado: o Observatório Sebrae Maranhão.

 

O Observatório pode ser acessado pelo portal www.sebraema.com.br e lá podem ser encontradas informações socioeconômicas, indicadores econômicos, perfis socioeconômicos, diagnósticos setoriais, índices de confiança do consumidor e das Micro e Pequenas Empresas, indicadores dos setores indústria, comércio e serviços do Maranhão, análise da trajetória da geração líquida de empregos formais no Maranhão e Brasil, etc.

 

 

por A Tribuna de Bequimão
Imagem

Ruas em Bequimão ganham asfaltamento pela primeira vez na história

WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.28A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está trabalhando a todo vapor no asfaltamento de ruas em bairros da cidade. São seis ruas beneficiadas nesta etapa do asfaltamento que irá beneficiar milhares de pessoas, dando mais mobilidade aos moradores.

WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.37

As Ruas Elpídio Couto (rua que passa em frente à Rodoviária e se estende até a Avenida Antônio Dino), Sete de Setembro (que sai da antiga delegacia e vai até o Estádio Vivaldão, também é conhecida por Travessa João Reis Martins), Avenida Jacarerana (que sai da rodoviária e liga a Vila Juca Martins), Rua Acelino Cunha (Cidade Nova), Rua Balbino Rodrigues (Cidade Nova) e a Rua Manoel Beckman (que passa pela ETA até a Avenida do Capinzal, passando pelo Colégio Pedro Silva), também no bairro Cidade Nova.

WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.19

Além do asfaltamento, a Prefeitura vai construir meio fio e sarjeta em todas as vias pavimentadas, num total de mais de sete mil metros quadrados de novas ruas asfaltadas em Bequimão.

WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.11 (1) WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.11 WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.19 WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.22 (1) WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.22 WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.27 WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.28 WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.32 WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.37 WhatsApp Image 2016-08-19 at 12.37.54

Imagem

Sebrae e Prefeitura de Bequimão capacitam empresários

DSC_6179Encerrou, na última quinta (28), o curso de “Planejamento Estratégico na Medida”, promovido pelo Sebrae/Ma, por meio da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão. Foram capacitados 27 empresários e potenciais empreendedores locais que atuam no município.

Durante a capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e operacionalizar estratégias empresariais fundamentais, além de aplicar ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho de seus estabelecimentos.DSC_6156

Segundo Antônio Vieira, instrutor e consultor do Sebrae, o planejamento estratégico tem importância fundamental dentro da empresa. “O planejamento é a oportunidade que o empresário tem para construir e desenvolver técnicas que nortearão sua atuação, garantindo a permanência do negócio no mercado”, informou Vieira.DSC_6138

Para o gestor de projetos do Sebrae, David Felipe, o empresário deve estar preparado para a realidade do mercado. “Para manter a organização e o crescimento da empresa é necessário conhecer também os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades do negócio. Daí a importância da empresa elaborar e executar o planejamento estratégico, sempre pensando no sucesso”, destacou David.

Segundo o agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins, vários assuntos foram abordados durante a capacitação, como as etapas do planejamento estratégico, a definição do negócio, além da elaboração da missão, dos valores e da visão da empresa que ajudarão na definição de metas a serem trabalhadas.

ENCERRAMENTO DO CURSO

Na entrega dos certificados, participaram o gestor de projetos do Sebrae, David Felipe, representando a Gerência Regional do Sebrae, da Unidade de Pinheiro; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa, representando a Prefeitura Municipal de Bequimão; e os agentes de desenvolvimento, Rodrigo Martins e Valdecy Amorim.

FOTOS: Rodrigo Martins (VEJAM MAIS FOTOS CLICANDO AQUI...)

Imagem

Prefeito Zé Martins participa de vaquejada em Ariquipá

Prefeito Zé Martins ao lado do Secretário Creuber, do idealizador da vaquejada, Marinaldo Silva e Mailson

Prefeito Zé Martins (PMDB) ao lado do Secretário Creuber, do idealizador da vaquejada, Marinaldo Silva e seu filho Mailson Silva

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), participou no último final de semana, da XXI Vaquejada de Ariquipá, no Parque Dona Zeca, zona rural do município. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 e teve a participação de dezenas de vaqueiros de várias partes do Maranhão e até de outros estados, incluindo profissionais e amadores. Além das atrações, a organização da vaquejada distribuiu R$ 25 mil reais em prêmios, incluindo uma Moto Brós zero quilômetro.

Como já tradicional, a prefeitura de Bequimão sempre dar um apoio moral ao organizador da vaquejada, Marinaldo Silva. Só que este ano, além da prefeitura, o ex-prefeito de Bequimão, Dr. Juca Martins, foi um dos patrocinadores do evento, que contou com um público gigantesco durante os dois dias de festa.

Na disputa acirrada, a Moto Brós no valor de R$ 12 mil reais foi dividida entre quatro vaqueiros. Confira abaixo a relação dos ganhadores da motocicleta do 1º ao 4º lugar.

Galego Parente (Jaguaripe-PE)

Marcos Araújo (Gov. Nunes Freire-MA)

Valberto (Pinheiro-MA)

Jucelano (Parque Antônio Marcelo)

Ainda na lista de premiados, outros seis vaqueiros profissionais também levaram para casa R$ 1.500 cada. Veja a lista abaixo.

Luciano Boiadeiro (Pinheiro-MA)

Junior Brandão (Santa Inês-MA)

Robson Oliveira & Pedro Jr (Matinha-MA)

Roberth & Mailson Brown (Representado o prefeito Zé Martins-Bequimão)

Renato Vieira (Gov. Nunes Freire-MA)

10º Valberto & Jucelano (Ariquipá-Bequimão-MA)

Além da grande atração, Radiola Estrela do Som (Gigantesca), a banda Siricutico sacudiu a moçada tocando muito forró. Durante os dois dias de vaquejada, a comunidade Ariquipá ficou movimentadíssima e deixou o idealizador do evento, Marinaldo Silva, muito feliz.

“Sem palavras para agradecer todo povo que compareceu mais uma vez nesta XXI edição da vaquejada. Primeiramente quero agradecer a Deus e depois aos apoiadores, em especial ao Dr. Juca Martins. Além dessa vaquejada, estou comemorando meus 79 anos bem vividos, graças a Deus. Enfim, agradecer a todos os patrocinadores, sem deixar de frisar que o prefeito Zé Martins nos deu um grande apoio”, finalizou Marinaldo.

Para finalizar, a XXI vaquejada de Ariquipá, realizada no Parque Dona Zeca, ainda premiou os três melhores vaqueiros amadores que participaram do evento. A organização ainda disponibilizou R$ 5.000 reais para serem divididos. Confira abaixo a lista dos ganhadores.

Flávio Paz (Santa Luzia do Paruá-MA)

Adriano Borges (Pedro do Rosário-MA)

Cara de Alma Jr (Ariquipá-Bequimão-MA)

 

FOTOS: Rodrigo Martins

Z1 Z2 Z3 Z4 Z5 Z9

Prefeito Zé Martins ao lado do Secretário Creuber, do idealizador da vaquejada, Marinaldo Silva e Mailson

Prefeito Zé Martins ao lado do Secretário Creuber, do idealizador da vaquejada, Marinaldo Silva e Mailson

Z1 Z10 Z11 Z12 Z13 Z14 Z15 Z16 Z17 Z18 Z19 Z20 Z21 Z22 Z23 Z24 Z25 Z26 Z27 Z28 Z29 Z30 Z31 Z32 Z33 Z34 Z35 Z36 Z37 Z38 Z39 Z40

Veja mais fotos no Facebook Bequimão/MA e Fan Page