PROGRAMA “ÁGUA PARA TODOS” É IMPLANTADO EM BEQUIMÃO

Água Para TodosBequimão agora vai ter “Água Para Todos”. A cerimônia de implantação do programa federal aconteceu na última quarta-feira (24), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Comunidades do município serão beneficiadas com cisternas de capacidade para armazenar 16 mil litros e 52 mil litros de água, que servirão, respectivamente, para consumo humano e irrigação, e ainda açudes e quintais produtivos irrigados, para a produção de frutas e hortaliças.

A escolha de Bequimão entre os 68 municípios maranhenses contemplados para lançamento do programa, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES), ocorreu após audiência solicitada pelo superintendente regional da CODEVASF, no Maranhão, João Martins, e pelo prefeito Zé Martins. Na reunião com o secretário de estado da SEDES, Fernando Fialho, foi discutida a situação da seca e estiagem no município e apresentadas soluções para os problemas identificados.

A SEDES e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA) são os órgãos que coordenam o programa no Maranhão e a CODEVASF é o órgão executor pelo governo federal. Na cerimônia de implantação do “Água Para Todos” em Bequimão a gestora de programas da Sedes, Rosângela Bertoldo, e a engenheira agrônoma Leila Bello apresentaram como serão a ações que visam à universalização do acesso e uso da água.

A primeira fase, de implantação do Comitê Municipal, já foi realizada. Os próximos passos são a formação das Comissões Comunitárias, a identificação dos beneficiários e as oficinas de capacitação. “Nossa tarefa, neste momento, é sensibilizar as comunidades e fazer o cadastramento das famílias. Estamos satisfeitos em poder ajudar as famílias bequimãoenses a terem água potável”, afirmou a secretária de Assistência Social de Bequimão, Maria Neide dos Santos Rodrigues

O programa vai, também, gerar renda aos beneficiados, porque eles mesmos trabalharão nas obras das cisternas e açudes. Ao final, os trabalhadores receberão certificados, para comprovar a qualificação para esse tipo de serviço.

O prefeito Zé Martins, em seu pronunciamento, disse estar otimista em conseguir atender um número significativo da população do município, sobretudo aos moradores de áreas onde não existe sistema simplificado de abastecimento de água. “Estou mantendo meu compromisso de melhorar a qualidade de vida do povo de Bequimão. Por isso, nosso empenho em trazer ao município programas como o ‘Água Para Todos’, garantindo um bem essencial à vida, que é a água”, frisou Zé Martins.

De acordo com o superintendente da CODEVASF, João Martins, a participação nas reuniões do Comitê Gestor Estadual do “Água Para Todos” foram essenciais para que o município entrasse no programa. “Não poderíamos deixar de atrair investimentos para o município, por meio de programas tão importantes como esse, que possibilitarão a inclusão produtiva, gerando renda e melhorando a vida da nossa população. Com água de qualidade, todos poderão ter saúde melhor e ainda vão conseguir potencializar sua produção agrícola”, destacou João Martins.

Quem pode participar?

Para fazer parte do programa, as famílias devem estar em situação de pobreza extrema e inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO). A renda per capita deve ser de até 140,00 (cento e quarenta reais/mês). Terão prioridade aqueles que não possuem fonte de água ou de meios suficientemente adequados para armazená-la

No âmbito nacional, o “Água Para Todos” é gerido pelos Ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Possui um Comitê Gestor Nacional formado pelo Ministério da Integração Nacional (coordenador), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Saúde. Esses Ministérios compõem, também, o Comitê Operacional do Programa.

Em Bequimão, vão trabalhar em conjunto as secretarias de Assistência Social, Agricultura, Cultura e Igualdade Racial, Saúde e a Extraordinária de Extrema Pobreza. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s