Gestantes recebem orientações e cuidados da equipe de saúde da Prefeitura de Bequimão

_DSC5287A manhã da quarta-feira, dia 13 de abril, foi de cuidados com as futuras mamães bequimãoenses. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o II Encontro das Gestantes de Bequimão, reunindo mulheres vindas de diversas partes do município. O evento foi realizado na sede do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR), no Centro.

Em palestras e vídeos, gestantes receberam orientações sobre o pré-natal, com atenção especial à prevenção do zyka vírus, que está relacionado a casos de microcefalia no Brasil. As equipes de saúde do município também apresentaram recomendações para a higiene do recém-nascido, aleitamento materno e vacinação.

Às gestantes foi distribuído um kit maternidade. Na sacola, havia fraudas, sabonetes, absorventes pós-parto e repelente contra o aedes aegypti. “Até pouco tempo atrás, a população de Bequimão tinha medo de adoecer e de não ter um lugar para ser cuidado. As mulheres tinham medo de engravidar e ficar sem um hospital para ter o bebê. Essa realidade mudou. O prefeito Zé Martins está cumprindo o compromisso feito em praça pública de que daria toda atenção à saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes.

IMG-20160413-WA0031Na segunda edição do Encontro das Gestantes de Bequimão, participaram 128 mulheres grávidas. “Estou muito satisfeito, porque as gestantes de Bequimão atenderam ao nosso chamado para este evento. Isso significa que elas dão atenção ao pré-natal e estão em busca de mais cuidados e informações. Nós estamos a disposição para prestar essa assistência e com qualidade”, garantiu o prefeito Zé Martins.

Prevenção da microcefalia

Ainda não foi registrado caso de microcefalia em bebê nascido em Bequimão, mas, por causa do surto da doença em todo o país, foram adotadas algumas medidas de prevenção. Estão sendo feitas quatro ultrassonografias obstétricas a gestação, com o intuito de identificar fatores de risco no pré-natal. Esse acompanhamento de rotina acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Hospital Lídia Martins e no Centro de Saúde.

IMG-20160413-WA0029“O cuidado com as gestantes é mais uma de nossas preocupações diárias de cuidar da nossa gente. O prefeito nos orienta no sentido de assistir bem ao nosso povo. Mais ainda preocupado com a dengue, zyka, chikungunya, para que a gente não venha a ter nenhum problema de microcefalia em Bequimão”, destacou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes.

Também como forma de combate ao mosquito aedes aegypti, causador dessas doenças, foi feita a pulverização de toda a sede de Bequimão com um carro fumacê. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram solicitados mais dois carros, desta vez para pulverização da zona rural do município.

Colaboraram no II Encontro das Gestantes as equipes da Estratégia Saúde da Família, do Hospital Lídia Martins, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e agentes comunitários de saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s